E-book reúne textos em homenagem a Ciro Marcondes Filho

O e-book Para comunicar o incomum: escritos em homenagem aos 70 anos de Ciro Marcondes Filho reúne textos que homenageiam o docente Ciro Marcondes Filho, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), por seus 70 anos e pela sua trajetória como comunicador, docente, pesquisador e jornalista. Publicado pela editora Paulus, o livro foi organizado por Danielle Naves e Maurício Liesen. O e-book está disponível na íntegra aqui.

A homenagem para Ciro é dividida em cinco partes, In-flexão, Re-flexão, Re-fração, Di-fração e Outras obras de Ciro Marcondes Filho, em que se encontram artigos, poemas, cartas e pesquisas relacionados ao docente e suas realizações. Para o docente, o formato gratuito do e-book possibilita mais a leitura de várias pessoas, ajudando na divulgação e nas críticas.

O livro foi lançado durante o colóquio Perspectivas da Comunicação como Acontecimento organizado pelo Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom) no último dia 21 de novembro, no Auditório Freitas Nobre.


Livro digital homenageia Ciro Marcondes Filho por sua trajetória no campo da comunicação. Foto: Divulgação

Ciro ressalta que a situação hoje em dia tem a questão central da comunicação, não pelo sentido dos veículos, mas sim dos vínculos, ligações e contatos que decidem as posturas que as pessoas vão tomar. “É um salto muito importante em minha trajetória, pois retoma a Nova Teoria da Comunicação em um novo olhar atual”, diz o docente.

O homenageado afirma que se sente lisonjeado pela produção do e-book; que é especial quando “teus alunos resolvem fazer uma homenagem a você, que reconheçam que o seu trabalho teve algum significado, uma importância na vida deles, que mexeu com a história deles. Acho que isso é o principal na carreira de um professor ou pesquisador.”

Ciro Marcondes Filho graduou-se em jornalismo e ciências sociais pela USP e é professor titular da ECA desde 1987. Em sua trajetória, desenvolveu a Nova Teoria da Comunicação, o que amadureceu o conceito de comunicação como campo das ciências humanas. Atualmente, é o coordenador do grupo FiloCom, produzindo pesquisas e interconexão com outros grupos.