ECA chega à marca de 30 mil seguidores no Facebook

A página da ECA no Facebook atingiu esta semana a marca de 30 mil seguidores. Criada em 2011, a fanpage tem o objetivo de divulgar notícias, resultados de pesquisa, eventos acadêmicos e culturais, além de buscar maior interação com estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, professores, estudantes de ensino médio, profissionais e demais interessados nas áreas de conhecimentos em que a Escola desenvolve suas pesquisas. A ECA também possui perfis oficiais no Twitter e no LinkedIn.

Desde meados de 2015, a página é atualizada periodicamente pela equipe do LAC – Laboratório Agência de Comunicação, da Assistência de Comunicação e Relações Institucionais, tornando-se hoje uma das páginas de unidades de ensino da USP mais seguidas do Facebook, ao lado do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). “Se pensarmos que chegamos à marca dos 30 mil seguidores somente com o alcance orgânico, sem lançar mão de campanhas ou posts patrocinados, é, de fato, bastante expressivo”, acredita Verônica Cristo, da ATCRI. Para a relações públicas, o resultado positivo reforça um dos objetivos estratégicos da área de comunicação de aperfeiçoar os canais de comunicação institucional da ECA.

Vídeo Como chegar à ECA-USP, produzido pela equipe do LAC para a Semana de Recepção aos Calouros, post no Facebook com maior alcance no mês de fevereiro

Mais recentemente, o LAC tem lançado mão de estratégias para impulsionar o alcance dos posts da ECA na rede social, com a publicação de conteúdo exclusivo para o Facebook – principalmente vídeos de curta duração; a adaptação da linguagem usada aos usuários da rede e a produção de relatórios periódicos para o acompanhamento dos resultados. Mensalmente são avaliados o total de curtidas e seguidores, o alcance das postagens, o total de visualizações e é feita uma avaliação geral dos comentários, reações, compartilhamentos e melhores horários para as publicações, sempre pensando na melhor forma de compreender o público. As pautas são selecionadas junto aos departamentos, comissões, entidades e grupos de pesquisa, sempre sincronizadas com notas e reportagens no site da ECA, incluindo a agenda semanal.

Vídeo com o professor Waldomiro Vergueiro sobre o filme Capitã Marvel, produzido em março, no intuito de integrar o universo atual do cinema e o trabalho do Observatório de História em Quadrinhos

A gestão das redes sociais da ECA é uma das ações do projeto Apoio ao LAC – Laboratório Agência de Comunicação na Divulgação da Produção Científica e Artística da ECA-USP, desenvolvido pela Direção da ECA e pela Assistência de Comunicação e Relações Institucionais no âmbito do Programa Unificado de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação.