ECA divulga edital para 58 vagas de intercâmbio

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA abre inscrições a partir do dia 31 de julho para o edital de intercâmbio 731/2017 para mobilidade de estudantes de graduação a partir do 1º semestre de 2018. O edital oferece 58 vagas de intercâmbio no campo das comunicações e das artes em instituições de ensino superior estrangeiras conveniadas à ECA. As inscrições deverão ser realizadas até às 12h do dia 11 de agosto, exclusivamente via internet, pelo Sistema Mundus.

Ao todo, 23 universidades estrangeiras abrirão vagas de intercâmbio para os estudantes da ECA no primeiro semestre de 2018, de 13 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Espanha, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça. Os estudantes interessados em participar do processo seletivo poderão se inscrever em até três instituições do edital, indicando a ordem de preferência entre elas.

Os candidatos deverão estar regularmente matriculados em cursos de graduação da ECA, ter cursado, no mínimo, dois semestres do curso e 20% do total de créditos, com média ponderada igual ou superior a 7, e sem dependências por reprovação em disciplinas obrigatórias. Além disso, os candidatos deverão cumprir todas as exigências requeridas pela instituição estrangeira, incluindo o nível de conhecimento do idioma.

O edital diz respeito à seleção para concessão de vagas e isenta os aprovados do pagamento de taxas acadêmicas (exceto pela Universidade de Aveiro, que cobra uma taxa semestral dos estudantes estrangeiros). Os alunos poderão ainda solicitar bolsas de intercâmbio oferecidas pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI), que possui editais próprios para esta finalidade.

"Com absoluta certeza, o intercâmbio foi o ponto alto da minha graduação até agora. Voltei ao Brasil uma pessoa mais madura e preparada para encarar situações da vida", diz André Meirelles, estudante de jornalismo, sobre o intercâmbio na Espanha. Foto: Divulgação/CRInt-ECA

O edital, bem como todas as publicações referentes às etapas do processo seletivo, ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, na opção Editais > Alunos de Graduação, sob o código 731 e responsabilidade da ECA – Escola de Comunicações e Artes. Não é necessário login: consultas e inscrições devem ser feitas exclusivamente na área de acesso público. Para efetuar a sua inscrição, o candidato deve apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, passaporte dentro do prazo de validade, portfólio (somente para os estudantes de artes), carta de recomendação de um docente do curso, contrato de estudos, ementa das disciplinas que serão cursadas na instituição estrangeira e carta de motivação.

No dia 2 de agosto, às 18h, a CRInt realizará uma reunião para sanar dúvidas dos interessados em se candidatar a este edital e a outros editais de intercâmbio vigentes. O encontro acontece no Auditório Lupe Cotrim, 1º andar do Prédio Central da ECA. Para o estudante que queira conhecer um pouco mais sobre a experiência do intercâmbio em uma instituição estrangeira, a CRInt disponibiliza ao público os relatórios de alunos que participaram do intercâmbio em anos anteriores – material que pode ser consultado aqui.

Texto: Verônica Reis Cristo
Foto de capa: estudante Raísa Queiroz Souza, intercambista no Instituto Politécnico de Lisboa em 2016. Divulgação/CRInt-ECA