ECA firma novo convênio com universidade do Equador

A Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA firmou um novo convênio internacional, desta vez com a universidade equatoriana Faculdade de Comunicação Mônica Herrera da Universidade Casa Grande (UCG), localizada na cidade litorânea Guaiaquil. A coordenadora do convênio – com vigência até 2023 – é a docente Maria Aparecida Ferrari, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

A Faculdade de Comunicação Mônica Herrera oferece cursos nas áreas de teatro, artes visuais, relações públicas e jornalismo. Foto: Reprodução/UCG

O acordo contempla a possibilidade de intercâmbio nas áreas de artes cênicas e visuais, relações públicas e jornalismo para graduandos, pós-graduandos, pesquisadores, docentes e o grupo técnico-administrativo. A UCG possui os cursos de comunicação social, artes cênicas, publicidade, multimídia e produção audiovisual, design gráfico e jornalismo.

A docente responsável pelo intercâmbio conta que o nome do departamento de comunicação e artes, é devido à própria Mônica Herrera, uma grande pesquisadora e empreendedora, com uma visão avançada sobre comunicação. Segundo o seu método, os cursos da universidade equatoriana inicialmente focam na parte prática de aprendizado, para depois conhecer a teoria. “O grupo de professores é muito bom, é um convênio que gerará muitos bons frutos (...) quem for no intercâmbio viverá uma experiência bem interessante, pois o espírito da faculdade é de estabelecer relacionamentos entre os alunos”, afirma a Maria Aparecida.

“No Equador, Guaiaquil é a capital econômica, Quito é a política e Cuenca é a cultural”, acrescentando que os estudantes da ECA devem conhecer a realidade dos países latinoamericanos e abandonar o estereótipo de que eles não têm muito a oferecer.

A UCG promove regularmente cursos, exibição de filmes e espetáculos. Foto: Reprodução/UCG

Segundo a coordenadora do convênio, a abertura de vagas será de acordo com a procura e interesse dos alunos que desejam realizar o intercâmbio na UCG. O requisito linguístico é ter habilidade intermediária em espanhol. Para mais informações, acesse a revista da UCG, Ventanales, e o site do  Departamento de Relações Internacionais da Universidade.