ECA na Mídia: duo de ex-alunos da ECA é destaque na Revista Concerto

A Revista Concerto – guia de música clássica – publicou no último dia 14 de novembro uma crítica ao mais recente concerto da Orquestra Sinfônica da USP, que teve como solistas dois ex-estudantes do Departamento de Música: Leonardo Hilsdorf e Cristian Budu. A dupla ganhou elogios do crítico Irineu Franco Perpetuo em apresentação que contou, em seu repertório, com as obras Concerto para Dois Pianos e Orquestra em Ré Menor, de Francis Poulenc, a Sinfonia nº 32 em Sol Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a Sinfonia nº 3 em Dó Maior “Singular”, de Franz Berwald.

“Se você ainda não ouviu nenhum deles tocar, está perdendo dois dos mais interessantes fenômenos pianísticos brasileiros do terceiro milênio”, escreveu Perpétuo, que também é colaborador do jornal Folha de São Paulo e jurado do concurso de música Prelúdio, da TV Cultura. “Fadados a brilhantes carreiras solistas, Budu e Hilsdorf podem se converter em um dos maiores duos pianísticos que o Brasil já teve”, completou o jornalista.

Cristian Budu e Leonardo Hilsdorf em concerto com a OSUSP. Foto: Revista Concerto

Há algum tempo os músicos haviam expressado a vontade de tocar juntos, o que finalmente foi possível nesta temporada da OSUSP com a ajuda do professor Eduardo Monteiro, que foi diretor da orquestra até maio deste ano e planejou a apresentação. "Apesar de terem objetivos musicais semelhantes, eu nunca vi alunos com características musicais tão diferentes. Mas acho que por isso mesmo é que tenham se dado tão bem tocando juntos", comenta. Docente do Departamento de Música (CMU), Monteiro foi professor de ambos durante o curso de graduação em Música. "Eu tive a sorte de trabalhar com duas pessoas de um talento excepcional. E quando a gente vê um resultado assim tão expressivo, o sentimento é de que todo o esforço de fato valeu a pena".

Leonardo Hilsdorf graduou-se em música, com habilitação em piano, na ECA em 2008, e fez mestrado em Performance no New England Conservatory (NEC), de Boston. Ao longo de sua carreira, recebeu o primeiro prêmio em diversas competições internacionais na Alemanha, França, Espanha, México e Brasil. Atualmente, Hilsdorf mora em Bruxelas e é residente da Capela Musical Rainha Elizabeth da Bélgica, sob curadoria da musicista portuguesa Maria João Pires. Cristian Budu graduou-se na ECA em 2009, com habilitação em piano, e também fez mestrado na NEC. Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o 25º Concours International de Piano Clara Haskil, na Suíça. Atualmente, faz apresentações como solista e camerista, apresentando-se com na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Israel.

Eles são músicos jovens, mas já são celebrados na Europa, o que mostra a USP cumprindo seu papel de dar uma formação de excelência aos alunos”, disse a diretora da OSUSP, Lucia Carames Sartorelli, ao Jornal da USP à época do concerto. Monteiro comenta que a USP tem tido, nos últimos anos, uma ótima safra de jovens músicos: "O Cristian e o Leonardo são talvez os exemplos mais eloquentes, mas há muitos outros, também muito bons, e fazendo coisas muito interessantes. É raro em um espaço de tempo tão curto, ter tanta gente tão boa".

Leia a crítica na íntegra no site da Revista Concerto.