ECA na mídia: Paulo Nassar assina artigo sobre a liberdade de imprensa

Em coluna Opinião para o jornal Folha de São Paulo, Paulo Roberto Nassar de Oliveira, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e diretor da Revista Comunicação Empresarial (Aberje), escreve o artigo A liberdade de imprensa em perigo. O professor alerta para os riscos que enfrenta a liberdade de imprensa, assunto que ainda não participou das pautas eleitorais dos candidatos à presidência do Brasil.


Edição do jornal The Boston Globe com editorial em defesa da liberdade de imprensa, em 16 de agosto. Foto: Brian Snyder/Folha de São Paulo

Nassar ressalta a importância da imprensa para a sociedade e a democracia e como ela é essencial para o exercício ideológico, partidário e de costumes. Cita uma frase do jornal The Guardian: “A liberdade de imprensa no mundo está mais ameaçada do que nunca”, argumentando que o primeiro alvo de regimes ditatoriais é a censura de imprensa.

O docente faz referência a dados de ONGs internacionais, como o exemplo a pesquisa da ONG britânica Liberdade de Expressão sobre os jornalistas assassinados e presos em 172 países entre 2000 e 2006. Ademais, refere-se à ONG da França Repórteres sem Fronteiras e seu relatório anual sobre liberdade de imprensa nos países.

Nassar também ressalta algumas práticas jornalísticas que impactam positivamente no valor da imprensa, por exemplo, a checagem de dados verdadeiros e os pontos de vista éticos, estéticos e técnicos da profissão.

Os assinantes do jornal têm acesso ao conteúdo na íntegra aqui.