ECA na Mídia: Projeto social em parceria com a ECA é destaque em diferentes veículos

O projeto social Universidade Periferia Inventando Moda (UniPim), realizado em parceria com a ECA e a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda (Abepem), pretende criar uma escola de moda e beleza em Paraisópolis, local do projeto. Neste mês, tiveram início alguns cursos de difusão de temáticas variadas, como Gestão de Conteúdo para as Mídias Sociais, Marketing e Branding e Fotografia de Moda. Os cursos possuem certificados emitidos pela USP.

Alguns veículos jornalísticos divulgaram a parceria. Em entrevista ao Estadão, Clotilde Perez, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e responsável pela curadoria da UniPim, disse que o projeto possui grande perspectiva de transformação social. “Os jovens conseguem colocação no mercado de trabalho e, por isso, a gente entendeu que é importante estarmos juntos, cumprindo o papel da Universidade de diálogo com a sociedade, suprindo essa carência de informação”, afirmou. A reportagem ainda destaca a falta de igualdade existente na moda e a necessidade de ocupar espaços onde não se encontram pessoas da periferia.

O portal da Revista Elle também publicou reportagem sobre a parceria da ECA com a UniPim denominada Agora existe uma escola de moda gratuita em Paraisópolis na qual ressalta a importância da democratização da educação como meio de mudar a realidade dos moradores de periferias, além de suprimir as demandas voltadas para a cultura, informação e formação nas áreas relacionadas ao mundo da moda.

A plataforma Hypeness e o portal Espaço do Povo divulgaram a iniciativa e funcionamento dos cursos. Esse último ressalta a fala da professora Kathia Castilho, presidente da Abepem: "A UniPIM nos permitirá repensar o modo e lugar onde acontecem processos de troca, de iniciativas e experimentações inovadoras entre a rede que aqui certamente se formará. Conhecimento compartilhado e possibilidades de inovação é o que acreditamos que a UniPIM trará”, concluiu.

Projeto social de Paraisópolis, em parceria com à ECA, é divulgado em diversos veículos jornalísticos. Foto: Divulgação/CRP