ECA na mídia: Revista Brasileiros entrevista Ana Mae Barbosa

Em entrevista à Revista Brasileiros, Ana Mae Barbosa, professora aposentada do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e especialista em arte-educação, falou sobre o trabalho dos núcleos educativos dos museus brasileiros. “O maior desafio dos educativos hoje é trabalhar de forma interdisciplinar, não sendo apenas um reflexo do pensamento do curador”. 

“Eu não sou muito a favor do didatismo. A função do educador não é explicar a obra, mas estimular o público a construir suas próprias análises. É importante que as pessoas questionem o trabalho, dialoguem com ele”, disse sobre o papel dos educadores nos museus. 

Sobre a importância do ensino de Artes no ensino médio, que deixou de ser obrigatório nos currículos escolares, pontua: “Em primeiro lugar, a arte é uma linguagem muito importante para os jovens entenderem a si mesmos. O adolescente passa por uma série de transformações, mudanças hormonais, mudanças no corpo. Há sentimentos que eles não conseguem expressar com as palavras. O desenho, o gesto, o movimento, são essenciais para que os jovens organizem o seu pensamento. Em segundo lugar, a arte é importante para desenvolver a inteligência”. 

Leia na íntegra a entrevista.

Ana Mae Barbosa. Foto: Divulgação