ECA oferece disciplinas no Programa USP 60+; inscrições começam dia 10 de fevereiro

Programa da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária busca oferecer aprendizagem contínua para idosos 

Incentivar o contato intergeracional e o acesso do idoso à universidade é o que move o Programa USP 60+. Iniciado em 1994, o programa oferece três possibilidades de integração: as disciplinas regulares, com aulas dos cursos de graduação; as atividades físico-esportivas; e as atividades didático-culturais, que contemplam cursos, palestras e excursões. 

O programa, coordenado pela Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), tem parceria com a Unibes Cultural e com o Centro Internacional de Longevidade. O objetivo é promover o envelhecimento saudável e ativo, através do contato com o ambiente universitário.

Antigamente chamado de USP Aberta à Terceira Idade, o programa passou por uma mudança de nome. Segundo o coordenador do programa, Egidio Dórea, a nova nomenclatura é mais inclusiva e reduz os estereótipos geralmente associados ao envelhecimento. "Assim, pessoas que não se consideram velhas ou da terceira idade por acharem que a inclusão neste grupo as caracteriza como dependentes, incapacitadas e improdutivas não teriam mais essa limitação e poderiam usufruir de todas as oportunidades de aprendizagem continuada oferecidas pelo USP 60+." 

Neste semestre, a ECA disponibiliza 35 atividades em diferentes departamentos. Dentro das possibilidades, há disciplinas como Ética, História da Ópera, Design de Interfaces e Filosofia da Comunicação. Para consultar todas as atividades oferecidas, acesse o site

As inscrições para as disciplinas da ECA podem ser feitas a partir do dia 10 de fevereiro na página da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCex). O prazo se encerra em 14 de fevereiro. O procedimento é feito exclusivamente através do formulário online e as matrículas serão feitas por ordem de preenchimento das vagas. 

Para saber mais ou esclarecer dúvidas, ligue para 11 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou escreva para usp60@usp.br.

Idosos podem participar de atividades em diversas unidades da USP. Fonte: PRCEU.