ECA organiza primeiro Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a ECA promoverá o primeiro Congresso de Ensino em Comunicações, Informação e Artes, reunindo a comunidade de alunos, docentes e funcionários para refletir sobre as formas de ensino e aprendizado na faculdade, a partir de diferentes pontos de vista e levando as políticas públicas em consideração. 

A ideia foi concebida pelo professor André Chaves de Melo, chefe do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O projeto foi aprovado primeiramente pela Comissão de Graduação da ECA e em seguida pela Congregação. 

A comissão que discutiu o projeto acadêmico da ECA reconheceu a importância do Congresso, como parte de seus planos quinquenais. Outros institutos na USP já realizam congressos de ensino, mas a iniciativa é pioneira na ECA.

“O objetivo é discutir as questões de ensino nas áreas de comunicação, informação e artes, de forma interdisciplinar”, diz Cibele Araújo, uma das organizadoras responsáveis. O projeto está sendo tocado por uma comissão organizadora presidida pelo professor André, com representantes de todos os departamentos da Escola e em conjunto com os serviços de comunicação.

Os interessados poderão participar da discussão apresentando pesquisas em andamento ou relatando experiências. O Congresso visa a integração dos participantes e estimula o diálogo, para obter os melhores resultados nos três dias de reflexão. Estudantes e professores tanto da USP quanto fora dela podem inscrever seus trabalhos. 

O evento tem como premissas básicas a democracia na universidade e a manutenção do ensino superior público, gratuito e de excelência. Para melhor organizar o debate, os expositores serão divididos em Grupos de Trabalhos, sob cinco eixos temáticos. As informações sobre inscrições e regras de participação serão fornecidas em breve.


ECA promove em outubro a primeira edição do Congresso de Ensino de Graduação em Comunicações, Informação e Artes. Foto: Mariana Chama