ECA promove curso de mindfulness para funcionários

A Comissão do Programa Permanente de Qualidade e Produtividade (ProQual) promoveu o curso Mindfulness: Atenção Plena. No total, 20 funcionários da ECA participaram do curso nas duas últimas semanas, de diferentes setores administrativos, acadêmicos e da Biblioteca. As aulas foram ministradas em quatro encontros de quatro horas cada, em salas do Prédio Central.

O mindfulness ou atenção plena é uma habilidade desenvolvida por meio da prática meditativa para prestar atenção ao presente momento, enquanto se realiza qualquer tipo de tarefa. “Diferentemente das demais práticas de meditação, o foco do Mindfulness consiste na simples prática de viver plenamente o momento presente e prestar atenção à respiração, trazendo consciência a ela sustentando-a por períodos prolongados de modo sistemático”, conta Cristina Monteiro, ministrante do curso. 

Segundo a psicóloga, o mindfulness apresenta diversos benefícios no ambiente de trabalho, como o aumento da resiliência,  atenção, autonomia, memória, criatividade e prontidão para as tarefas. Além disso, ajuda a prevenir a depressão e a melhora dos relacionamentos interpessoais e do trabalho em equipe. Cristina Monteiro tem formação em Mindfulness Based-on Cognitive Therapy (MBCT) pela Oxford Mindfulness Centre.

Aqueles que querem iniciar a prática do mindfulness, a psicóloga recomenda o esforço de procurar fazer uma coisa de cada vez “e perceber que isso é positivo”. Para Cristina, “ao resgatar e considerar a preciosidade da vida e de como lidamos com ela, isso nos convida a buscar, diariamente, cuidar melhor de si e atribuir novos sentidos ao que escolhemos fazer”.


Turma do curso de Mindfulness: Atenção Plena
 

Fotos: Verônica Cristo