ECA realiza encontro com os docentes

Aproveitando o início do ano letivo de 2015 a professora Margarida Maria Krohling Kunsch, diretora da ECA, promoveu, no dia 5 de março, um encontro com os docentes da Escola para apresentar as políticas de incentivo e os novos projetos que estão em andamento, destacando o Conselho Consultivo de ex-alunos e a Incubadora de Talentos.

Laboratório Incubadora de Talentos

As Assistentes Técnicas de Direção Rosa Maria Sampaio (Acadêmica), Elaine Lopes Vilela (Administrativa/Informática), Elizabete Tiemi Kamiguchi  (Financeira) e Marisa Ap. Bento (Comunicação) fizeram uma breve apresentação das respectivas áreas e atividades desenvolvidas.  Dando continuidade  Rosely Sousa, coordenadora do  Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador (EAIP) falou sobre os objetivos do setor, criado para  apoiar os docentes nos trâmites burocráticos junto às Agências de Fomento como FAPESP, CAPES e CNPq.

A importância de apresentar projetos junto às Agências, tanto na área de comunicações, como na área das artes, foi um ponto destacado pela professora Margarida, solicitando empenho aos docentes.
A quantidade de projetos junto às Agências influi diretamente na reserva técnica da Escola.  A Portaria de apoio institucional de incentivo à produção científica foi criada para ajudar os docentes neste sentido.  Um dos pontos exaltados pela diretora, com relação à apresentação de projetos acadêmicos,  é o resultado que eles  geram  para instituição, como maior  visibilidade  em  âmbito nacional e internacional e  a inclusão nos principais rankings de educação.

A Incubadora de Talentos,  novo espaço da ECA, também apresentado no evento, contou com a colaboração dos professores Sérgio Bairon  e Luiz Guilherme de Carvalho Antunes (Lulli), ambos do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). É um projeto, de caráter espontâneo, para incentivar a criatividade e inovação das artes  das comunicações. A sala está localizada no primeiro andar do prédio central, sala n. 109 – ao lado da Sala de Pesquisa.

O professor Luiz Milanesi, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD), presidente da  Comissão das Comemorações dos 50 anos da ECA-USP em 2016, apresentou o calendário com as atividades propostas para o cinquentenário da ECA que se inicia  em agosto/16 e termina com um grande evento  em junho/17.

Também apresentaram suas áreas os presidentes das Comissões de Graduação, Arlindo Ornelas Figueira Neto (Piu),    Cultura e Extensão, Lucilene Cury, de Pesquisa, Maria Cristina Castilho Costa, Comissão de Biblioteca, Fernando Modesto e a diretora da Biblioteca, Olga Mendonça, Maria Cristina Mungioli, de Relações Internacionais e Eneus Trindade Barreto Filho, de Pós-Graduação.

Encerrando o Encontro, a diretora da ECA agradeceu a receptividade e o interesse dos docentes e afirmou que “vamos cada vez mais construir esta Escola”.