ECA recepciona intercambistas com atividades na Escola e um tour por São Paulo

Para recepcionar os intercambistas que chegam à ECA neste segundo semestre, a Comissão de Relações Internacionais (CRINT) promoveu diversas atividades na última semana, com o intuito de apresentar a Escola e a cidade de São Paulo aos novos estudantes.

A primeira atividade da qual os intercambistas participaram foi uma apresentação oficial da ECA, realizada na segunda-feira, 31 de julho, na qual a presidente da CRINT, professora Daniela Osvald, e a vice-diretora da ECA, professora Brasilina Passareli, fizeram uma apresentação aos ingressantes e alunos convidados ajudaram a passar algumas orientações básicas, sobre o site da ECA e a biblioteca, por exemplo. Além disso, o Centro Acadêmico Lupe Cotrim (CALC), a Atlética, a BaterECA, a Aliança Bíblica Universitária (ABU) e o projeto de extensão Rosa dos Ventos também se apresentaram.

No mesmo dia, os intercambistas tiveram uma aula de Cultura Brasileira com o professor Ricardo Alexino Ferreira, do CJE, e assistiram a uma apresentação da BaterECA.

Na terça-feira, 1º de agosto, os intercambistas fizeram um tour da ECA, passando por cada um dos departamentos. Nessa atividade, eles foram acompanhados por três alunos de jornalismo, um de educomunicação e um de música, ex-intercambistas, que auxiliaram na apresentação dos prédios da Escola.

Por fim, terminando as atividades desta primeira semana, no sábado, 5 de agosto, cerca de 30 pessoas, entre alunos da ECA e da Faculdade de Educação (FE) participaram do Giro Cultural USP, atividade realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. O grupo participou do roteiro USP e a São Paulo Modernista, que teve aproximadamente 4 horas de duração e levou os intercambistas a diversos pontos turísticos da cidade, como Museu Paulista, Edifício Copan, Theatro Municipal e Museu de Arte Contemporânea da USP.

Segundo Thaise Desirree, da CRINT, outras atividades devem ser planejadas para os intercambistas ao longo do semestre.

Texto: Victória Martins

Fotos: Thaise Desirree