ECA renova convênio com Universidad Nacional de las Artes, da Argentina

A Universidad Nacional de las Artes, da Argentina, é uma das instituições estrangeiras parceiras da ECA e, recentemente, teve seu convênio renovado pela Comissão de Relações Internacionais (CRInt)  até janeiro de 2021. A coordenadora responsável é a professora Maria Helena Franco de Araújo, do Departamento de Artes Cênicas (CAC).

O convênio tem por objetivos promover a cooperação acadêmica na área artística e o intercâmbio de docentes e pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e membros da equipe técnico-administrativa. As áreas envolvidas no intercâmbio são de artes audiovisuais, artes do movimento, artes dramáticas, artes multimeios, artes musicais e sonoras, artes visuais, crítica de artes, folclore e formação para docentes.

A capital argentina é conhecida mundialmente por sua diversidade artística e cultural, tendo sido berço de grandes nomes da literatura e das artes visuais, como também nas áreas de dança, artes cênicas e no cinema. A fim de aliar toda essa pluralidade cultural surgiu a UNA, criada no final de 1996 a partir da fusão de sete instituições de nível superior: Conservatorio Nacional Superior de Música Carlos López Buchardo, Escuela Nacional de Bellas Artes “Prilidiano Pueyrredón”, Escuela Superior de Bellas Artes de la Nación Ernesto de la Cárcova, Instituto Nacional Superior de Cerámica, Escuela Nacional de Arte Dramático Antonio Cunill Cabanellas, Instituto Nacional Superior de Danzas e o Instituto Nacional Superior de Folklore.

A Universidad de las Artes possui cursos nas áreas de cinema, performance, dramaturgia, entre outros. Foto: Reprodução/Facebook UNA​

A aluna da CAC Andressa de Mello Cortes realizou intercâmbio na UNA em 2017 e conta como foi a experiência: “como ser humano, amadureci muito, passei muito perrengue e consegui resolvê-los. Estar sozinho no mundo, longe da família e amigos, e viver coisas lindas te dá autoconfiança, coragem. Além disso, eu pude conhecer outras maneiras de ver a minha profissão, outras maneiras de viver a vida, outras maneiras de pensar”.

Acesse o site da UNA e saiba mais informações sobre a universidade argentina.