ECA renova convênios com universidades de Portugal e Espanha para intercâmbio no exterior

ECA renova convênios com a Universidad Carlos III de Madrid e o Instituto Politécnico de Lisboa; vagas de intercâmbio serão negociadas com cada instituição

Junto com a França, Portugal e Espanha são os destinos mais procurados por estudantes da ECA para intercâmbio no exterior. A notícia da renovação de dois novos convênios – com a Universidad Carlos III de Madrid e o Instituto Politécnico de Lisboa – irá ampliar a oferta de vagas aos alunos da Escola que desejem realizar parte de seus estudos fora do Brasil e beneficiar diferentes cursos da ECA – jornalismo, publicidade, relações públicas, audiovisual, artes cênicas, biblioteconomia etc.

Saiba mais sobre os convênios renovados:

Universidad Carlos III de Madrid

A ECA renovou convênio com a Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación, vinculada à Universidad Carlos III de Madrid. Com validade até 2026, o novo acordo irá beneficiar estudantes de graduação das áreas de Comunicação e Ciência da Informação. A coordenação brasileira do convênio é das professoras Roseli Figaro Paulino, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e Brasilina Passarelli, do Departamento de Informação e Cultura (CBD).

Fundada em 1996, a Facultad de Humanidades, Comunicación y Documentación está organizada em quatro departamentos de ensino: Biblioteconomia e Documentação; Comunicação; Humanidades: Filosofia, Língua e Literatura e Humanidades: História, Geografia e Arte, que  oferecem cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado).

Além da Universidad Carlos III, a ECA mantém convênio com outras três universidades espanholas: Universidad de Huelva, Universidad de Murcia e Universidad del País Vasco.

Foto: Reprodução/www.uc3m.es

Instituto Politécnico de Lisboa

Depois da renovação com a Universidade de Aveiro no início do ano, agora foi a vez de firmar novo convênio com duas escolas do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL): Escola Superior de Teatro e Cinema e Escola Superior de Comunicação Social. Com coordenação brasileira dos professores Eduardo Tessari Coutinho, do Departamento de Artes Cênicas (CAC) e Elizabeth Nicolau Saad Correa, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), o convênio é válido até janeiro de 2026.

A Escola Superior de Teatro e Cinema oferece licenciaturas em Cinema e Teatro, mestrado em Teatro e em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico e o doutorado em Artes. A Escola Superior de Comunicação Social, por sua vez, oferece as licenciaturas em Audiovisual e Multimédia; Jornalismo; Publicidade e Marketing e Relações Públicas e Comunicação Empresarial, além de cursos de mestrado em Audiovisual e Multimédia, Gestão Estratégica das Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Marketing

Com a renovação do acordo com o IPL, já são seis convênios com universidades portuguesas. Para conhecer todos os convênios da ECA com universidades do exterior, acesse a página da Comissão de Relações Internacionais (CRInt).

Foto: Reprodução/IPL