ECA sedia IX Seminário Internacional Obitel

Nos dias 26 e 27 de agosto acontece o IX Seminário Internacional Obitel (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva). O evento é promovido pelo Centro de Estudos de Telenovela (CETVN) e pela Globo e conta com uma extensa programação voltada para os estudos de ficção televisiva no âmbito ibero-americano.  O Seminário  reúne em São Paulo pesquisadores de Comunicação e profissionais da TV para apresentar e debater os resultados do monitoramento e análise da ficção televisiva nos 12 países participantes do OBITEL.

Também serão apresentados e debatidos com estudiosos da comunicação e demais interessados os resultados das pesquisas publicadas no Anuário OBITEL 2014 - Estratégias de Estratégias de Produção Transmídia na Ficção Televisiva (Ed. Sulina/GU, 2014). O lançamento do livro ocorrerá durante o evento que contará, ainda, com a conferência Styles of Creativity and Capital in Global Television, do professor Michael Curtin, da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara.

Os anuários anteriores estão disponíveis para acesso livre no site do OBITEL: http://obitel.net

Contando atualmente com investigadores de 12 países da América Latina e Península Ibérica - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador,  Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Portugal, Uruguai , Venezuela - o  OBITEL , desde sua fundação, em 2005, realiza o monitoramento e a análise anual da produção, circulação, audiência e repercussão sóciocultural dos programas ficcionais em televisão aberta produzidos nesses países.

O objetivo principal do OBITEL é identificar, através do estudo comparativo, tanto as semelhanças quanto as especificidades, tanto as adaptações como as apropriações entre diversas narrativas televisivas nacionais produzidas e exibidas na região. Trata-se propriamente de um estudo intercultural, com base no conceito de “proximidade cultural” e que permite trabalhar em função de objetivos específicos, como identificar as representações que os diversos países fazem de si e dos outros, através de seu principal gênero televisivo; dar uma visão de conjunto e aprofundada sobre a força cultural e econômica que a ficção adquiriu nas televisões desses países.

Data: 26 e 27 de agosto de 2014.
Local: Auditório Paulo Emílio, Prédio Central, 2º andar
Encontro aberto ao público. Vagas limitadas.
Será fornecido certificado de presença.

Informações e inscrições