ECA é uma das vencedoras do Prêmio "Semana de Recepção aos Calouros 2016"

Vinte e seis Unidades da USP se inscreveram para o 18º Concurso Prêmio "Semana de Recepção aos Calouros - 2016 Dentre elas, foram selecionadas três finalistas: a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), a Escola de Comunicações e Artes (ECA) e o Instituto de Ciências Matemáticas e Computação.

A Comissão Julgadora, composta pelos docentes Dib Karam Júnior,  Eder Cassola Molina,  Marcia Caruco Bicego,  Oswaldo Crivello Júnior e  Sergio Paulo Campana Filho, integrantes do Grupo de Trabalho Pró-Calouro (GT Pró-Calouro) indicado pela Pró-Reitoria de Graduação, decidiu, de forma unânime, escolher a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) como a principal vencedora do Prêmio Semana de Recepção aos Calouros 2016

A Unidade será agraciada com a posse provisória da artista plástica Carmela Gross e o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para a aquisição de equipamentos de informática para uso de alunos de graduação.

Além desses prêmios, a Escola de Engenharia de Lorena e as duas Unidades também indicadas como vencedoras receberão o Troféu "Recepção Legal", de autoria do professor Heliodoro Bastos (Dorinho), do Departamento de Relações Públcas, Propaganda e Turismo (CRP), e um diploma na forma de uma placa comemorativa.

As demais programações apresentadas evidenciaram a dedicação e o empenho das Unidades na organização da Semana de Recepção aos Calouros, levando os integrantes do GT Pró-Calouro da Pró-Reitoria de Graduação a sugerir que seja outorgada Menção Honrosa a todas as unidades participantes.

A Semana de Recepção aos Calouros de 2016 teve como campanha de divulgação o tema: "Agora você vai vivenciar, explorar, aprender, entender, descobrir e construir muito mais", proposto pela Agência Malabar, composta pelos seguintes alunos: André Amato, Felipe Bragança, Karina Somers, Rafael Orlandini e Sabrina Adorno, da Escola de Comunicações e Artes e coordenada pelo professor Dorinho Bastos, que ministra a disciplina de Arte Publicitária, no CRP.

Segundo o parecer do júri, a ECA se destacou no planejamento realizado da Semana de Recepção, propondo o "trote amoroso", que incentivou a produção artística e buscou a integração entre alunos por meio da realização de atividades envolvendo cinema, pintura, vivência, a ECA Tur, bem como oficinas de diversas naturezas.

Semana de Recepção aos Calouros 2016 na ECA

Duas comissões de recepção foram criadas e trabalharam em conjunto para valorizar o respeito e a conscientização da não violência durante as atividades. Todos os panfletos e materiais distribuídos reafirmaram essa conduta. Docentes de todos os cursos participaram das atividades, que em conjunto com os discentes dos cursos, assumiram a responsabilidade de acolher, dar as boas-vindas aos novos alunos da escola. Depoimentos de ex-alunos complementaram as atividades desenvolvidas.

Diferentes coletivos participaram e desenvolveram atividades: Opá, Feminista da ECA, Camaleoa e LGBT da ECA. Não foram feitas denúncias desta Unidade no Serviço Disque-Trote. As atividades da Escola de Comunicações e Artes contemplaram plenamente os objetivos propostos pela Reitoria da USP, por meio da portaria GR-3143 de 10/12/98.

Texto: Mariana Rosa