#ECAemCasa: cursos e materiais gratuitos possibilitam o estudo e a pesquisa online

USP e outras universidades brasileiras e estrangeiras disponibilizam cursos em várias áreas, que abrangem conhecimentos de nível médio a pós-graduação 

 

Com a suspensão de aulas e demais atividades presenciais em diversas universidades do Brasil e do mundo, estudantes e pesquisadores precisam adaptar-se a uma nova rotina. Para garantir a continuidade da formação e da pesquisa acadêmica durante a quarentena, muitas instituições de ensino superior têm disponibilizado, gratuitamente, uma variedade de opções de cursos e materiais. Confira a seguir: 

 

USP

É possível ter acesso a cursos da USP em quatro plataformas diferentes: o portal e-Aulas, o Canal USP no Youtube, o canal UnivespTV no Youtube e o portal Coursera. Os cursos estão disponíveis em formato de texto, vídeo, áudio e apresentações, e alguns fornecem certificado após o término das aulas. 

Além dos conteúdos para estudantes de graduação e pós-graduação, o e-Aulas oferece materiais com foco no vestibular para alunos do ensino médio. Esses cursos são fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e o Cursinho Pré-Vestibular da Poli. Para participar, os interessados devem se inscrever no portal. 

Acesse esta página do Jornal da USP para saber mais sobre as opções de cursos online da Universidade. 

Para os pesquisadores

A USP possui diversos sites e portais que permitem a consulta e o download de teses, dissertações, revistas e livros produzidos por docentes e pesquisadores da Universidade, além de artigos de outros autores publicados em revistas nacionais e internacionais. A Biblioteca da ECA fez um post em seu blog com dicas valiosas para acessar todo este conteúdo de maneira simples e eficiente. Confira no link.  

Na hora de colocar os resultados da pesquisa no papel, pode ser desafiador lidar com normas como as da ABNT, citações e o próprio vocabulário acadêmico. Ainda mais em um idioma diferente do português. Pensando nisso, a Agência USP de Cooperação Acadêmica e Internacional (AUCANI) e a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) criaram um programa de tutoria para escrita acadêmica em português, inglês e francês. A monitoria é feita por Skype, com agendamento prévio. Para saber mais, veja esta matéria.

Cultura e Extensão

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) lançou uma iniciativa que visa estimular o consumo online de cultura durante o período de quarentena. O USP Cultura em Casa é uma página que reúne diversas opções de entretenimento e conhecimento, com destaque para concertos da Orquestra Sinfônica da USP, o acervo virtual da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e os documentários produzidos pelo Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA). Visite a página e saiba mais. 

 

estudo-e-pesquisa-em-casaFoto: Chris Adamus / Unsplash

Outras universidades

Unesp

O site Unesp Aberta traz conteúdos em mais de 70 temas em Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Há vídeos nas áreas de Comunicação, Informação, Educação e Patrimônio Artístico e Cultural. Clique aqui e conheça.

Universidade de Oxford

A tradicional instituição inglesa tem um portal de conteúdo aberto com aulas em vídeo e podcasts sobre as mais diversas áreas do conhecimento, incluindo Comunicação e Artes. Todos os materiais são em inglês. Conheça o site

Portal edX

Fundado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e pela Universidade Harvard, o portal edX reúne cursos em vídeo produzidos por estas e outras prestigiadas instituições de ensino superior do mundo, como o Berklee College of Music, a Universidade de Sorbonne e a Universidade de Kyoto

Dedicado a todas as áreas do conhecimento, o site possui mais de 2400 cursos gratuitos em diversas línguas, com predominância do inglês. Há emissão de certificado, por meio de pagamento em dólares. Acesse

 

Cursos de inglês 

A Universidade de Cambridge oferece cursos de inglês por meio da plataforma sem fins lucrativos Cambridge English Language Assessment. Com uma interface elaborada para o público brasileiro, o site disponibiliza conteúdos como lições rápidas, games e testes para todos os níveis de conhecimento do idioma. Clique aqui e conheça. 

Já a Unesp tem um curso de escrita em língua inglesa, voltado para as situações sociais de uso do idioma. Além de textos e vídeos, o curso conta com um fórum em que os participantes podem exercitar e aprimorar sua capacidade de diálogo na língua. Saiba mais no link