Edital para programa de iniciação científica sem bolsa da ECA

Já está disponível o edital para o programa de iniciação científica sem bolsa na ECA, em fluxo contínuo e para vigência em 2018/2019. As inscrições deverão ser realizadas pelo orientador por meio do Sistema Atena

O programa de iniciação científica sem bolsa é destinado ao desenvolvimento do pensamento científico e à pesquisa de estudantes de graduação que: desejem direcionar-se à investigação científica ou artística; tenham interesse em participar do trabalho ou pesquisa desenvolvida por seu orientador; não puderam se inscrever no Programa PIBIC, aberto em 2018 pela Pró-Reitoria de Pesquisa, por possuírem algum tipo de vínculo empregatício; ou porque foram classificados mas não foram contemplados com bolsa ou terem perdido o prazo para inscrição de seus projetos.

Para o envio do pré-projeto é necessário: o resumo escolar atualizado do aluno, incluindo as reprovações, se houver; currículo lattes do aluno, atualizado, publicado e enviado ao CNPq; e o Projeto Completo de Pesquisa, acompanhado de resumo de, no máximo, três páginas. A vigência do programa é de 12 meses, tendo início a partir da aprovação do projeto no Sistema Atena pelo parecerista.

O aluno interessado em participar do programa deverá estar regularmente matriculado em curso de graduação da USP; ser selecionado pelo orientador e apresentar bom desempenho acadêmico. Já orientador poderá orientar, no máximo, dois projetos de iniciação científica sem bolsa.

Entre os compromissos do aluno estão: apresentar sua produção científica na Semana de Pesquisa da ECA e no Simpósio Internacional de Iniciação Científica (SIICUSP); nas publicações e apresentações de trabalhos, deve fazer referência à condição de pesquisador de iniciação científica; além de apresentar relatório sobre o desenvolvimento de atividades, parcial (após seis meses) e final (após 12 meses).

É importante ressaltar que esse programa é autônomo em relação ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC/PIBITI).