Eduardo Monteiro faz apresentação com violinista chinesa no RJ

Eduardo Monteiro, diretor da ECA e professor do Departamento de Música (CMU) se apresenta nesta sexta-feira, dia 11 de agosto, às 20h30, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a violinista chinesa Suzanne Hou. No repertório, obras de Beethoven, Ravel e Piazzolla, entre outros compositores.

Yi-Jia Susanne Hou já percorreu o mundo como solista das principais orquestras em mais de 50 países. Foi vencedora de dois dos mais importantes concursos internacionais de violino: o Concurso Internacional de Violino Long-Thibaud e o Sarasate Internacional Violin Competition. É a primeira vez de Susanne Hou no Brasil, para apresentação única no Theatro Municipal. 

Eduardo Monteiro foi solista das principais orquestras do Brasil e de renomadas orquestras do exterior, incluindo as Filarmônicas de São Petersburgo, de Moscou, de Munique, de Bremen, a Orquestra de Câmara de Viena e a Sinfônica de Novosibirsky. Recebeu em 1989, por unanimidade, o 1º lugar no Concurso Internacional de Piano de Colônia, Alemanha, além do prêmio de melhor intérprete de Beethoven.  Como professor de piano do Departamento de Música (CMU) da ECA, orientou a formação de jovens músicos que já conquistaram numerosas premiações em concursos no Brasil e no exterior, entre os quais se destaca o 1º prêmio no 25º Concurso Internacional de Piano Clara Haskil na Suíça, em 2013.

Susanne Hou e Eduardo Monteiro em apresentação única no Rio da Janeiro. 

Programa:

I
Ludwig van Beethoven – Romance nº 2 em Fá Maior op.50
Johannes Brahms – Sonata nº 3 em ré menor op.108 

II
EugèneYsaÿe - Obsession – violino solo
Astor Piazzolla – Libertango
Yang Bao Zhi – Wong Luo Bing - Suite de Canções Populares Chinesas
Maurice Ravel – Tzigane  
 

O espetáculo faz parte da Temporada 2017 de concertos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

 

Fotos: Lisa-Marie Mazzucco (esq.) e Júlio Acevedo (dir.)