Em palestra, CRInt tira dúvidas sobre o intercâmbio na graduação

Aconteceu no dia 2 de março, às 10h30, no auditório Paulo Emílio, a palestra Intercâmbio Internacional, com o objetivo de tirar as dúvidas dos calouros com relação ao intercâmbio na graduação. O evento foi organizado pela Comissão de Relações Internacionais (CRInt) da ECA e integrou a programação da Semana de Recepção aos Calouros.

A apresentação foi feita pela secretária da comissão, Thaise Desirree Braga Lucena da Silva, que frisou a importância da preparação para o intercâmbio desde o início do curso, tanto nos estudos quanto na questão financeira. Ao longo da palestra, Thaise passou pelos principais pontos do caminho que um aluno percorrerá caso tenha interesse em fazer um intercâmbio: editais e onde/como são divulgados, os pré-requisitos para a inscrição, os tipos de vagas (para a USP toda, ou exclusivas para a ECA) e as formas de se pleitear uma bolsa, que cobrirá parte dos gastos com o intercâmbio.

Thaise também falou sobre os cursos de idiomas disponíveis na USP, como o CAVC Idiomas, administrado pelos alunos da Faculdade de Economia e Administração da USP, e o Poliglota, do Grêmio Politécnico (cujos certificados são válidos para a inscrição em editais), além dos cursos preparatórios para testes de proficiência que a Universidade oferece gratuitamente. “Aproveitem que vocês são do primeiro ano e que ainda não são elegíveis para intercâmbio, para investir no idioma”, recomendou. “Aproveitem que vocês têm tempo para estudar e se programar financeiramente, para prestar esses exames de proficiência. Alguns deles são vitalícios e, uma vez que vocês conseguem um nível intermediário nessas provas, vocês ampliam muito mais o leque de opções de intercâmbio”, explicou Thaíse.

Thaise Lucena da Silva, da CRInt, tirou as dúvidas dos calouros sobre intercâmbio internacional. Foto: Rodrigo Siqueira

Ao final da palestra, os estudantes puderam solucionar dúvidas mais específicas, a maioria delas sobre bolsas de estudo e práticas que podem aumentar a chance de se conseguir um intercâmbio, como, por exemplo, a iniciação científica. “Se não fosse essa apresentação, eu provavelmente me inscreveria para uma vaga e descobriria que não era nada do que eu imaginava”, afirmou Letícia Passarinho, caloura de Relações Públicas, que não sabia, por exemplo, da importância dos testes de proficiência e da preparação na língua do país de destino desde tão cedo na graduação.

“Eu nem precisei fazer perguntas, foi uma apresentação bem completa”, disse Rafaela Aires, também de Relações Públicas. “O que eu não entendi bem no início, ela conseguiu esclarecer respondendo as dúvidas dos outros”, finalizou.

Sobre a CRInt

Comissão de Relações Internacionais da ECA é responsável pela coordenação das atividades de cooperação internacional entre a unidade e universidades ou instituições estrangeiras. A CRInt também orienta professores e alunos interessados em realizar atividades acadêmicas no exterior, auxiliando no processo seletivo e oferecendo informações necessárias para o período de intercâmbio. A CRInt está localizada no primeiro andar do Prédio Central, na sala 114, e tem horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.