Empresas juniores: uma oportunidade para vivenciar o mercado de trabalho

Entrar em uma empresa júnior é a oportunidade de ter um primeiro contato com o mercado de trabalho. Além disso, as chamadas EJs também oferecem chance para construção de um bom portfólio e agregam muito no currículo.

No começo do ano, as empresas juniores da ECA abrem seus processos de ingresso e também organizam atividades na Semana de Recepção. Entenda mais sobre cada uma delas:

Agência de Comunicações ECA Jr. 

A veterana das EJs da ECA está no mercado há 28 anos. Ela contempla os cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo e é famosa por eventos como o Café Acadêmico, o Desafio Universitário de Turismo e a feira de recrutamento Matraca. A empresa realiza serviços nas áreas dos cursos contemplados, tais como criação de identidade visual, pesquisa e análise de dados e planejamento de campanhas. 

Para ingressar, há duas formas. Como colaborador, chamado de colab, que ajuda durante três meses em algum dos eventos promovidos pela empresa. Nessa modalidade de ingresso, o interessado preenche um formulário online ou na sala da ECA Jr. Depois, é feito um sorteio e os novos colabs já começam o trabalho. Também é possível entrar como parte da gestão da empresa por meio de processo seletivo, que costuma ocorrer em maio. 

A Eca Jr. está localizada na sala 2 do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). Acesse a página no Facebook e saiba mais. 

Com-Arte Jr. 

Em 2020, a irmã do meio completa 21 anos. A empresa de editoração tem o mesmo nome da famosa editora do curso, a Com-Arte, e é a menor EJ da ECA. Realizando serviços como diagramação e revisão de textos, a Caju – como é carinhosamente chamada – aceita alunos de todos os cursos da  ECA. Ela também organiza eventos anualmente, como o Fórum de Editoração. 

Para fazer parte, os interessados devem acompanhar os plantões, que funcionam como workshops sobre o funcionamento da EJ, e passar por uma entrevista. A partir daí, eles passam a ter contato com os projetos e com a organização dos eventos. 

A Com-Arte Jr. está na sala 7 do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Saiba mais sobre o que anda rolando na Caju através da página no Facebook.

Jornalismo Júnior

A caçula debutou no ano passado. A chamada JOTA é responsável por realizar eventos de Jornalismo ao longo do ano e também por fazer serviços como gerenciamento de mídias sociais, assessoria de imprensa e criação de projetos gráficos. Além disso, a empresa também tem um portal de conteúdo, onde são postados textos sobre variados assuntos, contemplando os núcleos da JOTA. Semanalmente, também é postado um boletim informativo em formato de vídeo, que resume os principais acontecimentos da semana.

Para participar dessa EJ, é necessário ser estudante de Jornalismo. O processo de entrada inclui responder uma cartilha e participar de uma entrevista com os diretores de Recursos Humanos. A partir daí, o aluno se torna um repórter e tem a chance de vivenciar diversas experiências dentro do jornalismo. 

Para encontrar os jotanos, é só ir na sala 33 do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). Clique aqui para acessar o portal da JOTA.