Escola de Arte Dramática abre inscrições para processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o 71º Exame de Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Atores (Técnico em Teatro – Eixo Tecnológico: Produção Artística e Cultural e Design) da Escola de Arte Dramática (EAD) para o ano de 2019, com a oferta de 20 vagas no período noturno. As inscrições seguem até o dia 8 de outubro, às 9h (horário de Brasília). O formulário para se candidatar está disponível aqui.

Estudantes da EAD durante um ensaio aberto da peça Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias. Foto: Allis Bezerra

O processo seletivo segue as normas do edital, segundo o qual são requisitos para os candidatos: possuir a idade mínima de 18  anos ou a completar até o dia 12 de fevereiro de 2019; ter ensino médio completo e pagar a taxa de inscrição de R$100,00 até dia 10 de outubro. Haverá reserva de 20% das vagas para quem se enquadra na categoria PPI (Pretos, Pardos e Indígenas), que deve ser autodeclarada na ficha de inscrição.

A primeira etapa consistirá em um Exame de Interpretação, em que o candidato apresentará uma cena de sua escolha que deve durar no máximo três minutos. Se for em dupla, o tempo será de 5 minutos. O exame acontece nos dias 20 e 21 de outubro, às 14h e, se necessário, no dia 22 de outubro, às 18h30 na no Prédio 7 da ECA. O resultado desta etapa estará disponível no dia 26 de outubro na página da EAD, com 120 candidatos aprovados.

Já a segunda parte do processo seletivo será o Exame Público de Interpretação, acessível apenas aos candidatos escolhidos na primeira, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, às 18h30 no Teatro Laboratório da ECA. Com duração de três minutos, a apresentação deve se basear na lista de 20 textos que estão no edital. Se for em dupla, o tempo será de 5 minutos. Será divulgado o resultado no dia 7 de dezembro no site da EAD, com 50 aprovados.

Na terceira etapa, será feito o Estágio de Seleção, com um exame teórico e atividades práticas específicas do trabalho do ator, a critério da banca examinadora. Serão dadas aulas nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro, às 18h30, no Prédio 7 e no Teatro Laboratório. É obrigatório que o candidato chegue com 30 minutos de antecedência. Após as aulas, o exame teórico será realizado no Prédio 7 e consistirá de uma prova escrita.

A EAD forma profissionais para atuar em vários áreas, seja no teatro, no cinema ou na televisão. O ensino é mediado entre pesquisa e prática para que os alunos tenham contato com um conhecimento aprofundado de arte dramática.

Mais informações estão disponíveis no edital do processo seletivo.