Encontro de alunos do PPGCOM recebe inscrições de trabalhos até segunda

Integrar e debater a produção científica de mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) é o objetivo do Conexão Pós: diálogos e intersecções na pesquisa discente, que substitui a tradicional Jornada Discente, realizada anualmente na ECA. O evento acontece nos dias 7 e 8 de dezembro. As inscrições para o evento foram prorrogadas e o prazo para submissão de trabalhos seguem até o dia 20 de novembro.

A iniciativa, promovida pelos pós-graduandos da ECA, busca dar visibilidade aos estudos desenvolvidos pelos próprios alunos. Pretende também identificar pontos convergentes entre as pesquisas, de modo a contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, além de estimular o diálogo com outros programas de pós-graduação do Brasil. Conexão Pós terá ainda a presença de professores convidados para debaterem a pesquisa em comunicação no Brasil, além de conversas com recém-doutores do PPGCOM, que irão falar de suas trajetórias e do posicionamento atual na esfera acadêmica.

“A visão mais comum relacionada ao processo de pesquisa científica é que ele costuma ser solitário, já que a dedicação ao próprio trabalho dificulta o encontro entre mestrandos e doutorandos após o cumprimento dos créditos das disciplinas e da qualificação. Trata-se de uma característica geral dos pesquisadores em formação, que é amplificada, dada a dimensão da nossa pós-graduação, que é uma das maiores do país. Tenho certeza de que esse evento vai fortalecer os laços entre nossos estudantes, consolidando, inclusive, uma comissão discente permanente do programa”, afirma a professora Roseli Figaro, coordenadora do programa.

A participação no evento é obrigatória para os bolsistas e demais estudantes já qualificados, que deverão submeter resumos expandidos sobre seus projetos para avaliação de uma comissão de professores. Para confirmar presença, basta encaminhar uma mensagem para o e-mail do evento. A descrição de como será a participação do pesquisador deve constar na linha de assunto e em letras maiúsculas. Para ouvinte, o interessado deve escrever participação ouvinte. No caso de envio de trabalho, deve incluir submissão.

Os projetos inscritos serão distribuídos para apresentação de acordo com as seguintes linhas de pesquisa: Teorias e Epistemologia da Comunicação; Comunicação, Educação, Cultura e Cidadania; Comunicação Multimídia, Cibercultura e Estudos dos Meios; Comunicação, Narrativas e Audiovisual; e Consumo e Comunicação Organizacional.

“Os discentes acabam não conhecendo o trabalho de seus pares e tampouco compartilham os caminhos epistemológicos, teóricos e metodológicos da produção acadêmica. O encontro entre sujeitos pesquisadores retoma a perspectiva de produção científica coletiva, forjando maior comprometimento com o avanço do desenvolvimento e autonomia do campo da comunicação, bem como possibilita, em certo grau, uma visão do conjunto da produção científica dos mestrandos e doutorandos do PPGCOM/ECA-USP”, afirma Roseli Figaro.