Eventos celebram os 250 anos do nascimento de Beethoven

De encontros acadêmicos a apresentações musicais, atividades contam com a participação de Eduardo Monteiro e Mônica Lucas, docentes do Departamento de Música

 

A produção musical do compositor e pianista Ludwig van Beethoven (1770-1827) marcou história no desenvolvimento da música ocidental e permanece relevante até hoje. Nascido na cidade de Bonn, Alemanha, o músico conviveu durante sua vida com uma surdez progressiva sem diagnóstico definitivo.

 

Neste ano, completam-se 250 anos do nascimento do compositor e a data é tema da 11ª edição do Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos Séculos XVI, XVII e XVIII. O evento on-line acontece de 23 a 27 de novembro e promove debates entre pesquisadores, divulgação de trabalhos acadêmicos e atividades artísticas, com a participação de Mônica Lucas, professora do Departamento de Música (CMU). A programação completa está disponível no site do evento.

 

Na próxima quinta-feira, 26, Eduardo Monteiro, professor do CMU e diretor da ECA, se apresenta na Maratona Beethoven, uma realização da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A transmissão será ao vivo no YouTube, a partir das 20h30. No último dia 14, o professor participou da série #SalaDigital, que promove a transmissão on-line de 32 sonatas para piano compostas por Beethoven. As apresentações estão disponíveis nos canais da Sala Cecília Meireles e da Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) no YouTube.

 

 

Busto do compositor Ludwig van Beethoven. Imagem: Pixabay

 

Quer saber mais sobre a obra e trajetória de Beethoven? Os professores Eduardo Monteiro e Mônica Lucas acabam de publicar um artigo para a 100ª edição da revista Estudos Avançados sobre o artista.