Ex-aluno da ECA desenvolve pesquisa sobre " Informação"

Robson Ashtoffen,  pesquisador e ex-aluno do curso de Biblioteconomia,  vem desenvolvendo em conjunto com o Núcleo de Pesquisa em Produção Científica (NPC) e o professor Marcos Mucheroni, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD), o projeto O Pensamento Vivo da Informação que trata do atual e complexo tema da Informação.

O projeto se iniciou em agosto de 2012 com pesquisadores que residem na Europa e está programado para se estender no Brasil e em outros países latino-americanos. O objetivo do trabalho é dar ouvidos a pesquisadores, professores, acadêmicos, projetistas e pessoas que atuam socialmente com o tema e que pensam a Informação contextualizada no mundo moderno.

O tema abordado abre leques para se discutir as funções e formas da educação, transformação social, tecnologia, mudanças e crises que o mundo enfrenta hoje. Por isso, o pesquisador parte do pressuposto que Informação é antes uma questão, e é o foco principal das mudanças sociais e de visões atualmente, no Brasil e no mundo.

Robson Ashtoffen vem, desde sua formação em 2011,  pesquisando e construindo uma forma teórica e prática sobre o tema  Informação na sociedade, a partir de uma visão ontológica, que corresponde ao acesso e a conseguinte possibilidade de transformação social, pensando-se no "quem" e não no "que".

O projeto da série Pensamento Vivo da Informação se deu na oportunidade em  que o pesquisador  viajou  para   em Portugal, onde permaneceu por um semestre, ao longo do qual pode entrar em contato com professores europeus e desenvolver entrevistas,  cujos resultados podem ser conferidos nos links abaixo:

http://www.youtube.com/playlist?list=PLgXB4DCDYuTCaa7b9ODnxQy6OgeuiO5hS

http://www.youtube.com/playlist?list=PLgXB4DCDYuTC9I1ZWWLoQyCGp8hHX4naF

http://www.youtube.com/playlist?list=PL0AB36714A436CDF6&feature=view_all

http://www.youtube.com/playlist?list=PLgXB4DCDYuTDQOzcnEI70p0VdPka0l2oG

O intuito final do trabalho é constituir um corpus para análise da complexidade do termo Informação e sua complexidade como conceito, " todavia, inexorável para o nosso tempo".