Exposição "Anatomias de Abril", de Claudio Mubarac, está em cartaz

A exposição Anatomias de Abril, de Claudio Mubarac, docente do Departamento de Artes Plásticas (CAP), está em cartaz até o dia 28 de abril na FACE Gabinete de Arte, em Pinheiros. Seu mais recente trabalho pode ser visto de terça a sexta-feira, das 11h às 19h e, aos sábados, das 11h às 15h. A curadoria da exposição é de Ana Gonçalves Magalhães, professora do Museu de Arte Contemporânea da USP.

De acordo com o artista, o título do conjunto é um jogo semântico. A origem de “abril” remete a aprillis, que significa “aquilo que germina, aquilo que nasce”, e também ao nome etrusco antigo de Vênus, deusa da beleza e do amor. 


Claudio Mubarac. Sem título, sem data. Aquarela sobre papel. 70 x 100 cm. Foto: João Musa

O artista também aborda a anatomia do corpo humano em suas obras. Ele explica que o interesse por anatomia começou no fim dos anos 80, após sofrer um acidente. “Nessa época, eu fazia muitos retratos e comecei a ter curiosidade de nos entender por dentro. Comecei a vasculhar uma série de livros antigos e atuais de medicina. Daí começou uma coisa que nunca mais parou”, conta.


Claudio Mubarac. Sem título, sem data. Gravura em metal. 53 x 50 cm. Foto: Jorge Bastos

Na exposição, encontram-se trabalhos de Mubarac dos últimos três anos na forma de aquarelas, gravuras e telas. Nas gravuras, ele usou papeis com diferentes fibras, texturas e tons para dar forma a desenhos únicos.

Exposição Anatomias de Abril fica em cartaz até o dia 28 em galeria no bairro de Pinheiros. Foto: Divulgação/FACE Gabinete de Arte

Claudio Mubarac é doutor em artes pela ECA e orientador junto ao Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, na área de Poéticas Visuais. Seu trabalho de pesquisa concentra-se nas áreas de gravura, desenho, história da arte, pintura e história dos processos de impressão.

Serviço:
Exposição Anatomias de Abril
Data: até 28 de abril
Horário: de terça a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h
Local: FACE Gabinete de Arte (R. Cunha Gago, 208, Pinheiros, São Paulo)