Exposição 'Laboratório do Semestre' leva trabalhos de alunos do CAP ao Espaço das Artes

No próximo dia 5 de julho, abre, às 18h, no Espaço das Artes da ECA, a exposição Laboratório do Semestre, que trará trabalhos em desenvolvimento de alunos do Departamento de Artes Plásticas (CAP), realizados em disciplinas laboratoriais de linguagens diversas, como pintura, gravura, escultura, desenho, fotografia, performance e instalação ao longo do primeiro semestre de 2017 e que, em alguns casos, terão continuidade no semestre seguinte.

Primeira experiência do tipo no departamento, a exposição foi pensada, segundo o professor Mario Ramiro, em dois sentidos: primeiro, ocupar o Espaço das Artes com uma mostra de caráter experimental, e segundo, proporcionar aos alunos a experiência de organizar um espaço expositivo. “Com o Espaço das Artes pertencendo à ECA, tivemos essa possibilidade de exercitar junto aos alunos a montagem de exposições”, conta.

Já de acordo com o professor Marco Buti, responsável pelos projetos em gravura na exposição, a experiência deve ser positiva tanto para alunos, que terão a vivência da experimentação e “poderão ter essa prática de organização do espaço expositivo e conhecimento visual”, algo que “deve ser desenvolvido ao longo do curso”, quanto para os professores, que “terão uma visão mais panorâmica do que esses estudantes produzem em outras disciplinas”. À princípio, segundo o professor, estarão expostos trabalhos de todos os anos do curso.

A exposição fica aberta até 28 de julho. Além dos trabalhos, na noite de abertura haverá uma programação especial composta por cinco performances, que ocorrerão entre às 19h e 21h30. Dentre elas, estão as apresentações Vende-se essa performance, de Jesiel Ternero e O que é educação? Para quê serve?, de Bárbara Kanashiro. De acordo com Mário Ramiro, em alguns casos existirão desdobramentos das performances, os chamados “resquícios”, que também poderão ficar expostos no espaço.

O Espaço das Artes vêm se preparando para ser um novo polo da cena artística da cidade de São Paulo. Antiga sede do MAC-USP e atualmente pertencente à ECA, o espaço tem possibilitado, dentro do próprio campus, variadas experimentações na produção artística dos estudantes de artes da Escola.

Serviço:

Exposição Laboratório do Semestre

Data: 5 a 28 de julho

Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h

Local: Espaço das Artes da ECA-USP (Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária)

Texto: Victória Martins
Imagens: Divulgação