Filme produzido por aluna do PPGMPA é selecionado para festival de cinema na Suíça

Dos dias 7 a 17 de agosto, acontece a 72ª edição do Festival de Cinema de Locarno,na Suíça, que tem presença de um filme produzido pela aluna do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Lívia Perez. O curta-metragem CARNE é dirigido por Camila Kater e conta a história de cinco mulheres e suas relações com o próprio corpo, desde a infância até a terceira idade.

Essa passagem de tempo é marcada também pelo ponto da carne: crua, mal passada, ao ponto, passada e bem passada. “A partir da metáfora que relaciona o estado de cozimento da carne com o corpo da mulher, CARNE sugere uma relação entre carnivorismo e dominâncias masculinas para expor os inúmeros tipos de violência dos quais as mulheres são vítimas, mas também enfatizar as formas de resistência que as mulheres encontram para libertar seus corpos das amarras da sociedade”.

O documentário animado conta com a participação da cineasta e atriz Helena Ignez e da cantora Raquel Virgínia e é uma coprodução entre Brasil (Doctela) e Espanha (Abano Producións).

O trailer pode ser visto aqui. Em breve, haverá o lançamento do curta-metragem também no Brasil.  


Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais, Lívia Perez é pesquisadora do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA) e realiza estudos sobre gênero e audiovisual. Foto: Reprodução