Filmes do CTR são exibidos em festivais no Brasil e no exterior

Dos dias 12 a 18 de setembro, acontece o 21º Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU), em Niterói. Quatro filmes do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) foram selecionados para exibição, sendo que dois concorrem na mostra competitiva nacional. 

Os filmes Casa do Povo, de Clara Dias e Pedro Petriche, e Ronda, de Mauricio Battistuci e Francisco Miguez, foram selecionados para a mostra competitiva. Ao todo, 11 filmes da USP foram inscritos para participar, de um total de 263. Para a mostra competitiva, apenas 26 foram selecionados. 

O FBCU, buscando contemplar a maior parte de filmes, fez então a Mostra Panorama, que exibe alguns dos filmes inscritos mas não selecionados para competição. Do CTR, serão apresentados os curta-metragens Baachan, de Mariana Suzuki, e Tetê, de Clara Lazarim.

O evento acontece em diversos espaços culturais da cidade de Niterói e a entrada é franca. Para saber mais, acesse a página oficial do festival.


Cena do filme Ronda, selecionado para a mostra competitiva do Festival Brasileiro de Cinema Universitário (FBCU). Foto: Reprodução/Vimeo

 

Casa do Povo é selecionado para mostras no exterior

O filme documentário Casa do Povo (By The People, For The People), também foi selecionado para ser exibido em sessões contínuas na Bienal Internacional de Arquitetura e Urbanismo de Seoul, na Coreia do Sul, de 7 de setembro a 10 de novembro, e para exibição na 21ª Mostra Internacional Documental de Bogotá, na Colômbia, que acontece entre 29 de outubro e 7 de novembro. 

O filme é resultado de um trabalho desenvolvido em diversas disciplinas do CTR: Documentário II, ministrada por Henri Gervaiseau; Montagem II, ministrada por Silvia Hayashi e Vânia Debs; e Som III, ministrada por Eduardo Santos Mendes. Segue abaixo uma sinopse do filme, que tem aproximadamente 11 minutos: 

A Arena Corinthians foi construída no bairro paulistano de Itaquera, aproximando as estruturas do clube de um grande reduto da sua torcida. A partir de filmagens no tour oficial da arena e de conversas com moradores do bairro, o filme observa como se dá a relação entre o estádio e os torcedores da região.

Assista o trailer: