Filmes do CTR são selecionados para festival universitário

Duas produções recentes do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) foram selecionadas para a mostra competitiva do 20º Festival Brasileiro do Cinema Universitário. A mostra acontece entre os dias 26 de junho e 2 de julho em Niterói, no Rio de Janeiro.

Um deles é o documentário Retratos para Você, de Pedro Nishi, resultado de uma parceria entre o CTR e a Academy for International Communication of Chinese Culture (Beijing Normal University). Nishi foi um dos quatro estudantes selecionados para participar de um programa de três semanas na China em que pode trabalhar no documentário.

O filme conta a história de He Junting, uma menina chinesa de 7 anos, descendente da etnia Xibe, que mora na província de Xinjiang. Um dia, ela conhece um estrangeiro e conta a ele a sua história, seu dia a dia, seu gosto pela dança, sobre a sua família e seus descendentes. He Junting e sua família acolhem o estrangeiro até que chega a hora dele voltar para seu país, o Brasil. Eles precisam se despedir, sem saber quanto tempo durará esse adeus.

Retratos para Você, de Pedro Nishi

Produzido por Bruna Bertolino e com direção de Clara Bastos, que também assina o roteiro ao lado de Felipe Santo, Diva é um projeto de TCC que surgiu do interesse de toda a equipe de discutir papeis de gênero, baseando-se na premissa de que “eles não são definidos pelas diferenças naturais dos corpos, e sim por construções sociais sobre essa diferença”. No filme, Camila é uma jovem que não se sente a vontade com a feminilidade que é esperada dela. Durante uma crise de identidade, acaba indo parar na pensão de Bella, onde entra em contato com o universo drag queen e passa a buscar diferentes maneiras de se colocar no mundo enquanto mulher.

Cena de Divas, Claro Bastos