Formatura: Alunos da ECA colam grau

Na noite de segunda-feira, 8 de maio, alunos dos cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artes Visuais, Curso Superior de Audiovisual, Biblioteconomia, Editoração, Educomunicação, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo – participaram da Cerimônia de Colação de Grau, a primeira parte das celebrações de formatura, que marcam o fim de seus anos de graduação.

A colação de grau aconteceu no Auditório do Centro de Difusão Internacional da USP

A cerimônia iniciou-se às 19h e, após a abertura e a exibição de um breve vídeo sobre a Escola, um quarteto formado por alunos do curso de Música da ECA: Lucas Raulino e Thayara Siqueira, nos violinos, Diesney Leite, na viola, Matheus Cavalari, no violoncelo e Renato Raul, no pandeiro, apresentaram-se aos formandos, familiares, professores e demais membros da comunidade ecana.

O repertório do grupo incluiu peças de Mozart, Carlos Gardel e César Guerra-Peixe

Felipe Felix da Silva, formando do curso de Biblioteconomia, Silvia Regina Fe​rreira de Laurentiz, presidente da Comissão de Graduação e Eduardo Monteiro, diretor da ECA, foram os responsáveis pelos discursos. "É preciso arriscar, empreender e estar predisposto a enfrentar constantemente novos desafios," pontuou o diretor.

Eduardo Monteiro: "Nossa esperança está em ter colaborado para que estejam bem preparados para opinar, atuar e intervir em contextos tão distintos, complexos e, por vezes, bastante adversos."

Felipe Felix, orador da turma: "Hoje, também, é uma celebração àqueles que quebraram armários, estereótipos, correntes, casas grandes e suas cozinhas".

Paula Carolina Leite Viel, formanda de Relações Públicas, iniciou o momento dos juramentos, representando os graduandos de Artes Cênicas, Plásticas e Visuais, Audiovisual, Educomunicação, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Editoração e Jornalismo.

"Prometo observar sob juramento os postulados da ética profissional, concorrer para o desenvolvimento da educação e da cultura e bem servir aos interesses do Brasil", juraram os alunos.

Os formandos de Biblioteconomia, representados por Léia Santos, juraram "tudo fazer para preservar o cunho humanista da profissão de bibliotecário".

Os mais novos bibliotecários formados pela ECA realizaram seu juramento em prol da "liberdade de investigação científica e dignidade da pessoa humana".

Por fim, Scarlett Bicudo Lima falou em nome da turma de Turismo, que jurou dedicar-se "à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do turismo" e empenhar-se "pelo engrandecimento do fenômeno turístico, no Brasil e no mundo".

No recebimento do grau, os formandos de turismo dedicaram-se "à preservar o turismo como instrumento de paz, bem estar e entendimento entre povos e zelar pelos valores éticos da profissão".

Após os juramentos, deu-se início à outorga de grau e entrega dos diplomas.

A professora Karina Toledo Solha foi a responsável pela entrega de certificados aos formandos de Turismo.

Visão aérea dos formandos no palco, durante a entrega dos diplomas.

Familiares, amigos, professores, funcionários e alunos prestigiaram os 177 formandos

Ao término da cerimônia, os alunos comemoram com seus mestres, familiares e amigos.

Formanda celebra o novo título

Aluna e familiares comemoram o fim de uma etapa

Danilo Bezerra de Souza, formando de Artes Plásticas

Felizes, formandos brincam com a pose de Usain Bolt em foto

Formanda tira selfie com familiares e registra o fim da graduação.

Texto: Victória Martins

Fotos: Susana Sato