Funcionários da ECA recebem treinamento de Capacitação e Desenvolvimento de Liderança

A Diretoria da ECA e a Comissão do Programa Permanente de Qualidade de Produtividade (ProQual) organizaram, entre agosto e dezembro de 2015, o curso Capacitação e Desenvolvimento de Liderança. A responsável por ministrar o curso foi Flávia Mendes, formada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Metodista de São Paulo (2004), pós-graduada em Comunicação Empresarial pela Faculdade Cásper Líbero (2008) e Mestre em Interfaces Sociais da Comunicação pela ECA-USP. “Finalizei meu mestrado em 2012. Sou ex-aluna do PPGCOM, conheço os professores e funcionários e gosto muito de fazer parte da cultura desta Escola”, diz a professora.

A diretora Margarida Kunsch participou do encerramento do curso

O projeto (curso e workshops ministrados) teve como objetivo principal desenvolver e aprimorar a capacidade de liderança dos servidores técnicos administrativos com cargo de chefia na ECA.

“Os cursos foram ministrados porque é necessário que os funcionários estejam alinhados com o seu papel de servidor público e engajados a terem uma melhor comunicação e interação com suas respectivas equipes, um grande desafio para o setor público brasileiro. A ECA tem um papel muito importante na USP e por isso desenvolver seus servidores é uma questão fundamental para a instituição”, explica Flávia.

Foram cerca de 40 participantes em todo projeto. A maior parte  tinha cargos de chefia, ou seja, os participantes eram chefes de setores na ECA. E na impossibilidade de algum chefe de setor participar, foi indicado um representante da área.

Apresentação final do curso de Capacitação e Desenvolvimento de Liderança

“Foi um projeto sensacional. A maioria dos alunos participou ativamente das aulas, se dedicou e promoveu a troca de experiências. No final eles apresentaram um Plano de Ações em Liderança, para terem como direção e promoverem a diferença como líderes que são. O resultado foi muito produtivo e além do esperado, foi uma experiência enriquecedora tanto para os alunos, quanto para mim, como professora”, finaliza.

O encerramento do curso contou com a presença da diretora da Escola, a professora Margarida Kunsch, e com a apresentação de 34 trabalhos de diversos setores da ECA em que foram sugeridas as ações para melhoria contínua com foco em comunicação, liderança e relacionamento interpessoal.

por Felipe Gomes Ruiz
fotos: arquivo de Flávia Mendes