Gestão cultural, história da arte, comunicação financeira: revistas da ECA têm chamada pública para submissão de artigos

Revistas científicas da ECA proporcionam espaço de debate e intercâmbio de ideias sobre temáticas variadas dos campos da Comunicação, Informação e Artes

A ECA possui diversos periódicos científicos, que costumam lançar, em média, dois novos volumes a cada ano. Cada um deles tem sua política de submissão de artigos, sendo um espaço de divulgação da produção de conhecimento da USP e de outras instituições do Brasil e do exterior.

Quer publicar seu trabalho em uma revista da ECA? Confira, a seguir, os periódicos que estão com chamadas de trabalhos em andamento:

Revista Extraprensa: gestão cultural para a próxima década

A diminuição dos financiamentos públicos para a cultura e a forte crise no setor causada pela pandemia do novo coronavírus motivam a escolha do tema do dossiê da próxima edição da Revista Extraprensa, com o título Gestão Cultural para a próxima década. A chamada para trabalhos está dividida em nove temas que procuram dar conta da complexidade da produção cultural contemporânea.

Os artigos podem ser enviados até o dia 4 de maio pela página da Extraprensa no Portal de Revistas da USP.

Revista Aspas: Visualidades das Cenas

O periódico do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) está com chamada aberta para a publicação de artigos em sua próxima edição, que apresenta o tema Visualidades das Cenas.

Serão aceitos artigos sobre questões variadas, que se proponham a discutir cenografia, figurino, iluminação, caracterização, adereço e demais elementos cênicos que contribuam para a composição visual das mais diversas expressões do teatro, dança, circo, performance e teatro de formas animadas. Também são aceitos trabalhos que apresentem "poéticas individuais de encenadores e como eles se expressam visualmente; bem como intersecções entre as visualidades das cenas com a moda, as artes visuais, o audiovisual e os folguedos”. O texto completo da chamada está disponível aqui.

O prazo de submissão de artigos se encerra no dia 12 de abril.

Revista ARS

A Revista ARS está com chamada aberta para a edição de número especial Histórias da arte sem lugar, a ser lançada em agosto. Com concepção e organização de Sônia Salzstein, professora do Departamento de Artes Plásticas (CAP) e Liliane Benetti, o volume é dedicado a analisar os impactos, desde a década de 1960, da produção artística e cultural na disciplina de história da arte e no debate em geral sobre arte. A ideia é pensar os desafios e impasses enfrentados por quem se propõe a refletir sobre a arte, ou seja, "aqueles que se lancem à experiência de 'ouvir' as múltiplas histórias da arte que potencialmente emergem na geografia global contemporânea”.

O prazo final para submissão de artigos é 4 de abril.

Revista Música: Música em Quarentena – Parte II

Com lançamento previsto para julho, a Revista Música prepara a segunda parte do dossiê Música em Quarentena. A chamada para trabalhos apresenta três eixos temáticos: Educação, Performance Musical Saúde e Emoções do Músico. O periódico do Programa de Pós-graduação em Música propõe, com o dossiê, “uma articulação entre o dilema pragmático e cotidiano, a atitude documental, com a reflexão acadêmica”.

Relatos e artigos podem ser enviados para avaliação até o dia 31 de maio de 2021.

Organicom: Comunicação financeira e relações com investidores

Luiz Alberto de Farias, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da ECA, e Alexandre Laskin, da Quinnipiac University, coordenam o dossiê da próxima edição da revista Organicom, que traz como tema a Comunicação financeira e relações com investidores. Segundo o texto da chamada de trabalhos, “esta edição especial busca descrever, analisar e entender as práticas de relações com investidores e comunicação financeira em diferentes contextos e em diferentes países”.

A data limite para envio dos artigos é 15 de março.

+Chamadas para artigos: Arlindo Machado e Paulo Freire são temas de dossiês

A Significação - Revista de Cultura Audiovisual está com chamada de artigos aberta para dossiê com o tema Arlindo Machado: Conceitos e processos poéticos nas comunicações e artes. A proposta é analisar e discutir a obra do crítico de vídeo na imprensa, do curador e do pesquisador em comunicações e artes, além de realizador de filmes científicos e curtas experimentais. A data limite para o envio dos textos é 7 de março.

a Revista Comunicação & Educação prepara o dossiê 100 Anos de Paulo Freire, que será publicado no final do ano em comemoração ao centenário do filósofo e educador brasileiro, celebrado em 2021. O call for papers ressalta as contribuições de Paulo Freire para o campo da comunicação e a influência de sua obra para os estudos de Educomunicação. A chamada segue até o dia 31 de maio, com submissões pelo site da revista.

Todos os periódicos citados podem ser acessados gratuitamente no Portal de Revistas da USP.