Grupo de pesquisa COMPOL lança livro sobre comunicação e políticas públicas

Neste mês de maio, o grupo de pesquisa Comunicação Pública e Comunicação Política (COMPOL), sediado na ECA e registrado no CNPq, realizou o lançamento da coletânea Comunicação, Políticas Públicas e Discursos em Conflito. A publicação foi organizada pela professora sênior do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), Heloiza Matos e por Patrícia Gil, professora da ESPM.

A coletânea apresenta um total de 14 capítulos, além do prefácio, em que são articuladas análises empíricas e perspectivas teóricas que aproximam o campo da comunicação e as políticas públicas brasileiras em diferentes áreas. A obra é resultado da produção do grupo de estudos com foco nas investigações sobre o papel da comunicação para o reconhecimento das demandas sociais e a qualificação do debate público político. Abrangendo pesquisadores integrantes do Compol, além de autores convidados, a coletânea pretende oferecer propostas metodológicas e teóricas diversas para o enriquecimento das políticas públicas em discussão no Brasil.

A publicação está dividida em diversos eixos: comunicação pública e gênero, comunicação pública e educação, comunicação pública e ciência, comunicação pública e moradia, além de outras temáticas. O livro faz parte de uma trilogia, sendo este o último volume. O primeiro volume é intitulado de Comunicação Pública e Comunicação Política: interlocuções, interlocutores e perspectivas e o segundo volume da série é intitulado de Pesquisas em comunicação pública e política: vertentes teóricas e metodológicas, sendo resultado de três anos de pesquisa.

Sobre este terceiro volume, Heloiza Matos conta que a comunicação governamental detém um papel muito importante, que impacta diretamente na sociedade: “esta publicação busca, portanto, a retomada da valorização da comunicação pública e de tudo que ela implica, a saber, o diálogo frutífero entre Estado e sociedade, a participação cidadã no desenvolvimento e implantação das políticas públicas, o amadurecimento dos processos democráticos e, por que não dizer, a demonstração de que é bem mais que simples 'comunicação governamental', afirma.

O livro já está disponível  para download no Portal de Livros Abertos da USP.