# INTERCOM 2016 - Cobertura

Colóquio Latino-Americano: os saberes metodológicos do Sul

Como parte da programação do Pré-Congresso da INTERCOM 2016 foi realizado nos dias 3 e 4 de setembro o “Colóquio Latino-Americano de Ciências da Comunicação”, no Hotel Quality Faria Lima (R. Diogo Moreira, 247, em São Paulo).

ECA E INTERCOM repensam os caminhos da comunicação e educação

A Escola de Comunicações e Artes da USP, comemorando 50 anos de atividades de ensino, pesquisa, cultura e extensão,  recebeu no dia 5 de setembro os participantes para a abertura do 39º edição do Congresso da INTERCOM.

Educomunicação e os direitos que devem ser assegurados ao cidadão

Com uma narrativa crítica e focada em ampla pesquisa acadêmica, o professor  Guillermo Orozco Gómez, da Universidade de Guadalajara, México,  apresenta um panorama dos processos de comunicações e como esses interferem de forma consciente ou inconsciente nas tomadas de decisões no consumo de produtos e serviços, bem como na adoção de políticas públicas e socieconômicas de uma sociedade.

INTERCOM 2016: 50 anos da ECA

No dia 5 de setembro, o auditório do CDI-USP foi palco da "Mesa ECA 50 anos" , um dos eventos da Intercom 2016. O tema do debate foi às contribuições da Escola para o pensamento democrático das comunicações e artes. A mesa  foi coordenada pelo jornalista Sérgio Gomes e pela diretora da ECA, professora Maria Margarida Krohling Kunsch.

Ciclo CECOM: empoderamento tecnológico para o diálogo

Na tarde dessa terça- feira (6/9),   no auditório do CDI-USP, aconteceu a terceira mesa do Ciclo CECOM, realizado durante o 39º Congresso INTERCOM. O tema do encontro foi comunicação e a educação: empoderamento tecnológico para o diálogo.

Pesquisadores de economia política discutem o papel e importância de políticas públicas

Abordando o tema das políticas culturais, o VIII Fórum EPTIC do Grupo de Pesquisa de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, realizado no dia 7 de setembro ao longo do 39º INTERCOM, teve como linha de condução o seguinte questionamento: “A importância das Políticas Culturais: quais são nossos Direitos?”.

Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação

A cerimônia de entrega das homenagens do Prêmio Luiz Beltrão aconteceu durante o 39º Congresso INTERCOM, no dia 6/9, no auditório do Centro de Difusão Internacional da USP.

PUBLICOM- XI Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação

No dia 5/9 aconteceu o  lançamento de livros no PUBLICOM – XI Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação", parte integrante do 39º Congresso INTERCOM.

Colégio de Brasilianistas da Comunicação: o imaginário coletivo da nossa sociedade, da Idade Mítica à Idade Mídia

A cada ano a INTERCOM surpreende cada vez mais os associados, bem como aqueles que participam do Congresso Anual pela primeira vez. Em 2016, o Pré-Congresso foi realizado do dia 1º ao dia 6 de setembro reunindo centenas de pesquisadores de diversas instituições acadêmicas do Brasil e de vários países.

O Futuro da TV Aberta no Brasil

A TV chega ao Brasil na década de 1950, por intermédio de Assis Chateaubriand, de lá para cá, muita coisa mudou, e os avanços são perceptíveis. Com o surgimento da televisão, começam as especulações sobre o fim do rádio, do jornal impresso e do que irá acontecer a partir dessa maravilhosa novidade para o Brasil.

Voz, representatividade, direito e cidadania: impactos e deveres da Comunicação junto à Educação

Na tarde da última terça-feira (6/9) a segunda mesa do CECOM (Ciclo de Estudos da Comunicação), realizada no auditório CDI – USP Butantã como parte do 39º Congresso INTERCOM, contou com  ilustres convidados que debateram sobre "Comunicação e Educação: caminhos para a construção da cidadania".

“Comunicação e educação: paradigmas para a integração”

Na terça-feira, 6 de setembro, inicou-se a primeira mesa do  Ciclo de Estudos da Comunicação (CECOM) com a temática "Comunicação e Educação: paradigmas para integração".

INTERCOM 2016: Profissão Repórter, dez anos

Na noite da última quinta feira 8/9, o auditório deu espaço para  mais um evento da INTERCOM 2016. A mesa Profissão Repórter: dez anos. Para debate, sob a mediação da professora Iluska Coutinho  (UFJF), estavam o editor-executivo do programa Caio Cavechini, Janaina Pirola, a editora-chefe, e Eliane Scarvodelli, repórter,  do jornalístico.

Em tempos de crise, jornalismo e literatura perdem visibilidade

Como alguém que há mais de 50 anos sabe, e muito bem, contar histórias, o escritor baiano Antônio Torres se sente muitas vezes desorientado no universo atual da literatura, repleto de jovens que leem histórias de vampiro.