INTERCOM 2016 terá palestras de grandes estudiosos de Comunicação e Educação

A Escola de Comunicações e Artes da USP recebe, de 5 a 9 de setembro, o XXXIX Congresso da INTERCOM, que retoma o tema da relação entre Comunicação & Educação, objeto de seu VIII Congresso, realizado há 30 anos também no Estado de São Paulo.

Com mais de 3.500 inscritos e cerca de 1.800 trabalhos científicos aprovados para apresentação, a INTERCOM 2016 pretende colocar em discussão subtemas de interesse imediato, tanto para a ampliação do entendimento sobre as contribuições que o campo da Comunicação/Educação pode oferecer para a melhoria da qualidade da vida de uma sociedade quanto para as pautas relativas à formação de profissionais de Comunicação e Educação.

Assim, logo na cerimônia de abertura, no dia 6 de setembro, às 9h30, será realizada a conferência Educomunicação e os Direitos Humanos, o grande cruzamento democrático de hoje, com palestra do professorGuillhermo Orozco Goméz, Universidade de Guadalajara, México.

Em seguida, terá início o Ciclo de Estudos de Comunicação (CECOM), um dos principais eventos do INTERCOM, que discute o tema Comunicação e Educação: Caminhos integrados para um mundo em transformação, e também conta com a presença de outros grandes estudiosos da área:

MESA 1Comunicação e educação: paradigmas para a Integração

Local: Auditório CDI-USP - 11h às 13 h

Participantes:

Prof. Dr. Ismar Soares (ECA-USP)
Prof. Dra. Rosália Duarte (PUC/RJ)
Prof. Dr. José Ignácio Aguaded Gomés (Univ. Huelva, Espanha)

Mediação: Prof. Dra. Maria Aparecida Baccega (ESPM-ECA-USP)

MESA 2: Comunicação e educação: caminhos para a construção da cidadania

Local: Auditório CDI-USP - 14h30 às 16h30

Participantes:

Prof. Dr. Adilson Citelli (ECA-USP)
Prof. Dr. Venício Lima (Conselho Curador EBC)
Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG)

Mediação: Prof. Dra. Maria Immacolata V. Lopes (USP)

MESA 3: Comunicação e educação: empoderamento tecnológico para o diálogo

Local: Auditório CDI-USP - 17h às 19h

Renata Martins (Roteirista/cineasta)
Beth Carmona (ComKIDS)
Prof. Dra. Brasilina Passarelli (ECA-USP)

Mediação: Prof. Dra. Maria Cristina Costa (USP)​

Você pode encontrar a programação completa do dia 6 de setembro e dos outros dias do evento no site do Intercom.

Texto: Mariana Barbosa Rosa