Estudantes de jornalismo são premiados no Intercom

A série de reportagens Autoconstruções, desenvolvida por alunos em disciplina do curso de jornalismo, foi premiada na etapa regional da Expocom

Na última sexta, 16 de outubro, foi realizada a Intercom Sudeste, uma das etapas regionais da tradicional Exposição de  Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A série de reportagens Autoconstruções, realizada por estudantes de Jornalismo da ECA, foi um dos trabalhos premiados no evento, vencendo a categoria Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo.

A produção foi desenvolvida na disciplina Projetos em Televisão, ministrada pela professora Mônica Nunes, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). A série conta com três episódios: Boqueirão, Taboão da Serra e Guaianases. Cada um deles aborda a história de pessoas que construíram suas casas por conta própria e as dificuldades desse processo, além de mostrar diferentes iniciativas que tentam ajudar esses autoconstrutores.

Capa da produção audiovisual Autoconstruções em que aparece um homem martelando um prego e a palavra autocosntrução

Imagem: Reprodução/Youtube

O encontro inter-regiões Intercom é realizado todos os anos com o objetivo de reunir estudantes, pesquisadores e professores de comunicação de cada região do Brasil e premiar trabalhos desenvolvidos por eles. Os vencedores de cada categoria na Intercom de suas respectivas regiões são indicados à Expocom, que premia os projetos em nível nacional e está marcada para dezembro. Neste ano, devido à pandemia de covid-19, as premiações e demais atividades da Expocom estão acontecendo por meio de lives no canal do Intercom no Youtube.