Ismail Xavier recebe homenagem durante abertura da Mostra Tiradentes | SP

Ismail Xavier, professor emérito da ECA, foi homenageado no último dia 15 de março durante a abertura da Mostra Tiradentes | SP, em evento realizado no CineSesc. Foi a sexta edição do evento na capital paulista, que até o dia 21 de março reuniu a exibição de filmes, debates, encontros, oficina e laboratório em torno do tema Chamado Realista. A homenagem contou ainda com uma sessão do filme Escola de Cinema, documentário sobre o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) dirigido por Angelo Ravazi.

Xavier recebeu o Troféu Barroco, destinado a “profissionais que integram a vida acadêmica e são responsáveis pela formação de várias gerações de realizadores e pesquisadores”. Ainda de acordo com a organização do evento, seu nome foi escolhido por “representar este campo de atuação e ser personalidade indiscutível no cenário cinematográfico nacional, referência em discussões dentro e fora do ambiente acadêmico”.

Ismail Xavier recebe o Troféu Barroso das mãos do professor Rubens Machado (à dir.), do CTR, durante a abertura da Mostra Tiradentes | SP. Foto: Leo Lara/Universo Produção

Ismail Xavier ressaltou em discurso sua trajetória com a Mostra Tiradentes: "Uma das coisas que eu destaco nessa iniciativa é que eu sou uma das pessoas que acompanhou a mostra desde seus primeiros anos, acompanhando as várias fases do festival, como um amigo que partilhou dessas experiências. Isso para mim é um ponto chave, a sintonia entre mim e a mostra, é o primeiro caso em que me sinto muito próximo com um evento. Agradeço muito não só agora, mas por todas descobertas que foram propiciadas pelo Festival".

Ismail Xavier é graduado em Comunicação Social, com habilitação em Cinema, pela ECA. É mestre e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP e doutor em Cinema Studies, pela New York University. Desenvolve pesquisas sobre cinema brasileiro, cinema moderno e contemporâneo e teoria e história do cinema. É autor de diversos livros, entre eles Sertão Mar: Glauber Rocha e a estética da fome (1983), O cinema brasileiro moderno (2001) e Nelson Rodrigues e o Cinema (2004). Atualmente, Ismail Xavier é professor sênior do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e integrante do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais.