Ismar Soares e Waldomiro Vergueiro recebem menção honrosa

Os professores Ismar Soares e Waldomiro Vergueiro foram homenageados em sessão solene da Congregação da ECA,  no dia 22 de outubro, quarta-feira, pelos anos que dedicaram a Escola e seus respectivos departamentos até recentemente se aposentarem. A sessão, que foi aberta pela diretora Margarida Kunsch, relembrou as longas carreiras dos dois docentes e contou com palavras de professores próximos a eles. A diretora também reforçou que os dois continuarão atuando como professores seniores.

Educação e comunicação

Ismar de Oliveira Soares é professor do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), tendo a implantação da Licenciatura em Educomunicação nesse departamento como uma de suas maiores conquistas. A professora senior Marília Franco, atual diretora do Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL), fez a saudação em homenagem a Ismar.


Eduardo Monteiro, Margarida Kunsch, Ismar Soares e Marília Franco

Em sua fala, ela destacou a multidisciplinaridade do professor, que além de formação em História, Geografia e Jornalismo, também tem grande conhecimento em religião que, nas palavras de Marília,  o chama carinhosamente de “vice-papa”, fez “algumas incursões no Vaticano”. Reforçou que a teimosia do professor para criar o curso de Educomunicação foi extremamente importante, pois entender como as áreas de comunicação e educação se complementam possibilitou um novo ambiente profissional e uma projeção positiva da ECA para a sociedade.

Em seu discurso, Ismar mencionou que nos últimos 13 anos houve uma produção acadêmica de cerca de 120 teses de mestrado e doutorado dentro do tema de educomunicação, sendo 45 produzidas na ECA e o restante pelo Brasil afora – todos indicando a ECA como referência e fonte de pesquisa. “Então eu estou muito feliz de ter feito parte desse processo e sou muito agradecido à ECA e ao meu Departamento pelo espaço de liberdade que meus colegas me deram nesse período”, finalizou.

"Vida longa e próspera"

Waldomiro de Castro Santos Vergueiro é professor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD) e é reconhecido por ser um grande especialista em histórias em quadrinhos (HQs), tendo fundado e coordenado o Observatório de Histórias em Quadrinhos. O professor Fernando Modesto, do CBD, fez a saudação para  homenagear o colega.


Eduardo Monteiro, Margarida Kunsch, Waldomiro Vergueiro e Fernando Modesto

Em seu discurso, disse que Waldomiro teve uma “carreira dedicada à pesquisa e ao ensino da biblioteconomia. Hoje se aposenta como professor titular: trajetória de conquistas, mas mantendo a mesma simplicidade, atenção e solidariedade aprendida certamente ao longo da vida profissional e acadêmica, demonstrada no aconselhamento dado aos novos docentes de seu departamento. Docentes que, como eu, chegaram desorientados diante da grandeza desta Universidade”. Para encerrar sua fala, fez referência ao quadrinho Star Trek desejando ao professor recém-aposentado uma “vida longa e próspera”.

Para agradecer a homenagem, o professor Waldomiro disse: “Eu devo muito a essa Escola. Ela me formou e me acolheu. Nela eu tive a oportunidade de poder pensar livremente e a ela dediquei os melhores anos da minha vida, os melhores e os mais produtivos. Não me arrependo de nada”. 

 

Texto: Letícia Sakata
Fotos: Eduardo Peñuela