Ismar Soares participa de programa do Canal Futura

No último dia 7 de dezembro, Ismar Soares, professor sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), participou do programa Janelas de Inovação, do Canal Futura, que visa apresentar iniciativas comunicacionais de todas as regiões do país. Nesta edição, é exibido o trabalho da Rádio JMS, criada por alunos da Escola Municipal General Júlio Marcondes Salgado, uma das escolas da rede municipal de educação de São Paulo que, desde 2001, desenvolve o projeto Educom.rádio, concebido pelo professor Ismar de Oliveira Soares e pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE). Participam do programa atuais e ex-alunos da escola que explicam a importância da rádio dentro da instituição e da prática educomunicativa como meio de melhorar o desempenho e interesse de jovens e adolescentes na comunicação.

A proposta do NCE possibilitou a introdução do conceito em mais de 455 escolas do município no período entre 2001 e 2004. Durante a edição, o docente explica que as práticas educativas em escolas permitem que as crianças e adolescentes se vejam como cidadãos capazes de modificar o espaço que eles circundam. "A educomunicação chega ao âmago de uma questão fundamental, quem sou eu numa sociedade em transformação, qual a minha responsabilidade nesse mundo e como eu posso me unir aos outros a partir exatamente da minha condição como comunicador para mobilizar as pessoas a fazer um bem maior para a sociedade ao seu redor”, conta Soares.

O docente também contou como a educomunicação está se desenvolvendo na América Latina, principalmente no Brasil e como ela está sendo “voltada a pensar a escola e todos os espaços da educação como um cenário em que as pessoas se encontram na sua integralidade enquanto pessoas em comunicação".

"Na verdade, a comunicação é a base fundamental do pensamento educomunicativo a partir da perspectiva de que todos tem direito a se comunicar, a se expressar, e que nem sempre as pessoas tem oportunidade de aprender a se comunicar e a se expressar”, conclui.

Assista na íntegra: