Lançamento da Com-arte, livro “Cartas ao Meu Bebê” traz discussão sobre gravidez na juventude

A Com-Arte, editora laboratório do curso de editoração da ECA, lança no dia 11 de maio o livro Cartas ao Meu Bebê, de Mariáh Oyarzabal da Luz, na Feira do Livro de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A edição é realizada em parceria inédita com a Editora Experimental pE.com, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O livro retrata uma mãe jovem, estudante de teatro, moradora de uma república, solteira e todos os problemas que afetam essa mulher. Por esse motivo, a professora Marisa Midori, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), afirma que “o livro não podia ser tão comum como livros de bebê que a gente encontra nas livrarias para grávidas.”

A docente conta que a parceria com a pE.com aconteceu porque percebeu-se que o público do sul é diferente do de São Paulo. “O sul tem um mercado editorial bem próprio, bem consolidado. Além disso, a autora é da cidade de Santa Maria. Então, lançar em São Paulo podia ser legal, mas lançar no sul era melhor ainda”, explica.

Após o contato com a UFSM, a professora responsável pela disciplina pE.com, Marília de Araújo Barcellos, sugeriu que o lançamento fosse na Feira de Santa Maria, pois é um importante acontecimento que mobiliza os moradores da cidade.

Livro é resultado de parceria inédita com editora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foto: Divulgação/pE.com

Marisa Midori conta que a perspectiva é, após o lançamento, trazer para a ECA o debate de gravidez entre os jovens. “No sul, eles lançaram o projeto Gravidez sem Papas na Língua. E a ideia é trazer o debate para cá”, afirma a professora, “um debate não só virtual, mas montar uma mesa ou roda de discussões com mães jovens e com coletivos que abordam a gravidez na juventude.”

Ela explica que o desejo é discutir desde questões ligadas à juventude e os desafios de ser mãe jovem, até questões que a autora aborda, por exemplo, ligadas ao Sistema Único de Saúde e como eles recebem essas jovens em termos de assistência.