Docente do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão lança bibliografia de Glauber Rocha

Livro digital reúne textos de autoria do cineasta e manifestações da crítica nacional e internacional sobre seus filmes

 

Organizado pelo docente Eduardo Morettin, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), o livro A recepção crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005) surgiu de um projeto idealizado pelo poeta, professor e editor Augusto Massi em fevereiro de 2005. Segundo Eduardo, a partir do intuito de completar a coleção de reedições dos livros de Glauber coordenada por Ismail Xavier – também docente do CTR – na extinta editora Cosac & Naify, referências consistentes foram localizadas e a pesquisa histórica ganhou forma. 

A empreitada concluída em 2007 ganha agora a tão esperada publicação. A obra é uma bibliografia completa do cineasta, contendo textos de sua autoria e escritos diversos a respeito de sua trajetória artística e seus filmes, que demonstram o sucesso de crítica nacional e internacional alcançado pelo diretor baiano. 

 

O cineasta baiano Glauber Rocha. Foto: Reprodução. 

 

Cineasta, ator e escritor, Glauber Rocha era controvertido e por vezes incompreendido em seu tempo. Seu primeiro longa metragem, Barravento (1962), foi premiado no Festival Internacional de Cinema de Karlovy Vary, na Tchecoslováquia, em 1964. Um ano depois, com Deus e o Diabo na Terra do Sol, ele conquistou o Grande Prêmio no Festival de Cinema Livre da Itália e o Prêmio da Crítica no Festival Internacional de Cinema de Acapulco. Terra em Transe (1967) deu a Glauber ainda mais reconhecimento internacional, com a conquista do Prêmio da Crítica do Festival de Cannes, o Prêmio Luis Buñuel na Espanha e outros. Sua obra e seu pensamento são marcos fundamentais do Cinema Novo, um dos mais importantes movimentos da história do cinema brasileiro.

O livro de Eduardo Morettin tem o intuito de acelerar e dar base a diferentes estudos sobre Glauber Rocha, fortalecendo a memória do cinema brasileiro, sua preservação e difusão. A obra está disponível gratuitamente, em formato e-book, no Portal de Livros Abertos da USP.

 

A recepção Crítica de Glauber Rocha no exterior (1960 - 2005). Imagem da capa.