Lisbeth Rebolo recebe Prêmio da ABCA

A professora Lisbeth Rebollo, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) e coordenadora do  Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM),  foi agraciada no dia 31 de maio,  em cerimônia  realizada no SESC Vila Mariana,  com o Prêmio Mário de Andrade da ABCA- Associação Brasileira dos Críticos de Arte,  pela sua trajetória como crítica de arte.

 "Fiquei muito feliz em receber o Prêmio Mário de Andrade, da ABCA. Destaco a importância que tem para mim por ser o prêmio que leva o nome de Mário de Andrade, personalidade de máxima importância na história da cultura brasileira. É um reconhecmento significativo de minha trajetória profissional", diz a professora.


foto: Denise Andrade

Lisbeth é uma das fundadoras do PROLAM, participando desde os primeiros encontros que resultaram na criação do Programa, em 22 de fevereiro de 1988, e inaugurou, ao lado da professora Dilma de Melo Silva a disciplina que deu início aos estudos da crítica  e da produção artística e cultural na América Latina. Lisbeth Rebollo foi diretora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC, de 1994 a 1998 e de 2006 a 2010. Colaboradora como crítica e editora correspondente da revista Artenexus. Foi curadora de diversas mostras como as retrospectivas de Rebollo, Aldo Bonadei, Roberto Burle Marx e Paris anos 20, Arte e Natureza, entre outras.

Entre seus livros publicados  destacam-se Entre Cenografias (Edusp); Sérgio Miliet: 100 anos; trajetória, Crítica de Arte e Ação Cultural (ABCA); Bonadei: percursos estéticos (Edusp) e Rebolo: 100 anos, entre outros.