Livro analisa a obra e trajetória de Jean-Claude Bernardet

Para marcar os 80 anos de Jean-Claude Bernardet, crítico, historiador de cinema e professor aposentado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e a Paco Editorial lançam o livro Bernardet 80: Impacto e influência no cinema brasileiro.

Organizado pelos críticos Ivonete Pinto e Orlando Margarido, o livro propõe a retomada das reflexões de Bernardet pela voz de críticos, pesquisadores e cineastas diretamente influenciados por ele. Segundo Ivonete Pinto, “o resultado é uma obra direcionada a um público amplo, desde aqueles que conhecem os textos e as interferências do homenageado em roteiro, atuação e direção de filmes, até quem recém está chegando (os estudantes de graduação e novos cinéfilos), que encontram no livro um caminho organizado para conhecer a trajetória ímpar de Jean-Claude Bernardet”

A produção do professor, teórico, crítico, roteirista, diretor e ator é analisada por 15 autores ligados à realização (roteiristas, diretores), à academia (ex-alunos hoje exercendo a docência, a pesquisa e a crítica) e pesquisadores (teóricos no Brasil e no exterior). São eles: Arthur Autran, Cristiano Burlan, Daniel Feix, Ismail Xavier, Ivonete Pinto, Kiko Goifman, Lúcia Nagib, Luciana Corrêa de Araújo, Luiz Zanin Oricchio, Maria do Socorro Carvalho, Mateus Araújo, Orlando Margarido, Roberto Moreira, Rubens Rewald e Tata Amaral. Cacá Diegues assina o prefácio, José Geraldo Couto e Paulo Henrique Silva escrevem os textos de apresentação.

O livro será lançado durante o festival É Tudo Verdade no dia 25 de abril, às 19h, no Reserva Cultural (Av. Paulista, 900).

com informações da Abraccine.