Maior congresso de comunicação do Brasil, Intercom conta com muitas participações da ECA

Dos dias 2 a 7 de setembro, acontece na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o  42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O tema central deste ano é "Fluxos comunicacionais e crise da democracia".

Dentre a programação, há uma vasta participação da ECA, por meio de artigos, oficinas, minicursos, publicações e palestras. Confira alguns destaques a seguir:

Oficinas e minicursos

Os pesquisadores Rogério Pelizzari de Andrade e Douglas Calixto ministram dois minicursos: "Referências musicais dos alunos, algoritmos, comunicação e educação: desafios e oportunidades" e "Desafios educomunicativos em tempos de aceleração social".

A pesquisadora Andreza Patricia Almeida dos Santos conduzirá a oficina "A etnografia virtual entre a teoria e a prática: diálogos possíveis entre Comunicação e Antropologia".

Colóquios

A professora Roseli Figaro, do CCA, coordena o IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação, cuja temática central é "O pensamento comunicacional latino-americano, território e descolonização", e o IV Fórum Comunicação e Trabalho, com o tema "Trabalho digital no capitalismo de plataforma: implicações para o trabalho do jornalista e as pesquisas sobre o tema no Brasil". Ela também participa do I Colóquio Brasil-Bolívia: avanços no acordo bilateral.

O professor Dennis de Oliveira, do CJE, participa das mesas "A Comunicação como resistência: entornos de outras vozes nas pesquisas" e "Experiências transnacionais latino-americanas de pesquisas em Comunicação: por onde caminhar?", falando sobre a perspectiva brasileira.

As professores  Maria Immacolata Vassallo de Lopes (CCA) e Margarida Maria Krohling Kunsch (CRP) participam do colóquio Resgate crítico: inovação e preservação da memória da ciência no Brasil, parte da programação do VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação

O professor Eneus Trindade Barreto Filho (CRP) participa da mesa "Diretrizes Curriculares de Curso de Publicidade e Propaganda", do Fórum Ensicom 2019: Seminário sobre o ensino de graduação em comunicação social

O professor Ismar de Oliveira Soares (CCA) integra a mesa “Instituições paradigmáticas: comunicação, conflitos e reposicionamentos”, no 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

Publicom

O XIV Encontro com Autores-Editores de Publicações Recentes em Comunicação (Publicom 2019) lançará 54 novos títulos, dentre eles, alguns de autoria de docentes da ECA.

“Como dizer e agir pelo texto”, de Manuel Carlos Chaparro (CJE), “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalista em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”, de Roseli Figaro (CCA), e “Entre Comunicações e Mediações: Visões Teóricas e Empíricas”, de Eneus Trindade Barreto Filho (CRP), são algumas das obras em destaque.

Além dos nomes citados, há outros alunos e pesquisadores da ECA que integram grupos de pesquisa e apresentarão trabalhos no congresso. Para saber mais, acompanhe a página do Intercom 2019 no Facebook.