Massimo di Felice lança novo livro em evento no SESC

O professor Massimo di Felice, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), irá lançar no próximo dia 5 de dezembro, terça-feira, às 17h, seu mais novo livro: Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo, publicado no Brasil pela Editora Paulus. O lançamento acontece durante o seminário internacional Net-ativismo: plataformas e arquiteturas de interação e cidadania digital, organizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do SESC.

Massimo fará a conferência de abertura do evento em que discutirá as diversas conflitualidades ocorridas mediante as interações em redes digitais, as quais, para o professor, emergem como expressões de um novo tipo de ação social, não mais direcionada ao externo, nem apenas resultante de práticas provocadas por um condicionamento informativo ou técnico. Ainda segundo o pesquisador, o termo “net-ativismo” exprime não somente o conjunto de interações colaborativas advindas da sinergia entre atores de diversas naturezas, humanos e não, mas também a comum condição digital que antecede circuitos informativos, dispositivos, territorialidades e interações, constituindo um novo tipo de ecologia reticular e conectiva.

O livro é o resultado de um projeto de pesquisa empreendido por vários anos, em diferentes países e contextos acadêmicos. Do Brasil a outros países da América Latina, da Tunísia ao Marrocos, de Portugal à França e à Itália, junto a equipes diferentes e diferentes interlocutores, “pude aprofundar a emergência de novas formas de interação – para além das políticas e conflitualidades próprias da modernidade ocidental – que encontravam a sua origem, seu lugar e sua forma de atuação nas interações com os dados e nas conexões das redes digitais”, explica o professor na apresentação. Trata-se do segundo volume de uma trilogia que nasceu com o estudo das formas comunicativas do habitar, ou seja, da análise das relações entre tecnologias de comunicação, território, ambiente e pessoas, cujos resultados foram publicados  na obra Paisagens pós-urbanas: o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar. O terceiro volume da série será dedicado à análise das novas declinações digitais do comum, ainda em fase de produção.

A programação do seminário inclui ainda a apresentação do sistema operacional Rousseau, do Movimento Cinco Estrelas, da Itália, do aplicativo Mudamos, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio) para a coleta de assinaturas em projetos de lei de iniciativa popular, e de plataformas digitais de resistências indígenas. Haverá também conferências dos professores Stephane Hugon, da Ecole Nationale Supérieur de Création Industrielle e da L'Université Paris Descartes, Mario Pireddu, da Università degli Studi Roma Ter, e Lúcia Santaella, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Informações e inscrições no site do Centro de Pesquisa e Formação do SESC.

Serviço:
Conferência e lançamento do livro Net-ativismo: da ação social para o ato conectivo
Data: 5 de dezembro
Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC