Apesar de recomendação do MCTIC, USP garante que bolsas do PIBIC atenderão todas as áreas do conhecimento; inscrições vão até dia 22

Segundo o MCTIC, projetos de pesquisa selecionados pelo PIBIC devem ter aderência às áreas de tecnologia; inscrições seguem até o dia 22 de maio

 

Em reunião do Conselho de Pesquisa da USP nesta semana, o professor Sylvio Canuto relativizou a obrigatoriedade dos projetos de pesquisa selecionados pelo PIBIC de atender exclusivamente às chamadas "áreas prioritárias" do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Segundo a professora Irene de Araújo Machado, presidente da Comissão de Pesquisa (CPq) da ECA, o pró-reitor assegurou que a USP continuará atendendo todas as áreas do conhecimento e todas as modalidades de pesquisa, independente do indicativo do edital pelo foco em projetos no âmbito das tecnologias. "O que permite que as CPqs selecionem trabalhos nas áreas de sua competência".

Após críticas da comunidade acadêmica, no dia 11 de maio o CNPq publicou nova chamada do edital PIBIC 2020-2021 no qual retira a obrigatoriedade da aderência dos projetos contemplados às "áreas prioritárias" do MCTIC. Em nota, o Ministério afirma que os projetos podem abranger qualquer área do conhecimento mas devem ter aderência, “preferencialmente” a uma das áreas prioritárias do MCTIC, “incluindo projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam para essas áreas”.
 
A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP informou ainda que, embora o edital do PIBIC tenha sofrido mudança, as datas e prazos de inscrição, seleção e publicação dos resultados continuam inalteradas, tanto na USP quanto no CNPq. Assim, os professores orientadores devem fazer a inscrição dos projetos pelo Sistema Atena até as 12h do dia 22 de maio.

Consulte abaixo os editais da USP para seleção de bolsas de iniciação científica:

 

Entenda o caso

No dia 23 de abril, o CNPq divulgou o novo edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) para a seleção de 26 mil bolsas de iniciação científica em todo país. A chamada sofreu duras críticas da comunidade acadêmica, inclusive da ECA, pois vincula a concessão de bolsas às recentes portarias publicadas pelo MCTIC que estabelecem um conjunto de "áreas prioritárias" para o financiamento em pesquisa. Não são contempladas nas portarias do MCTIC as Ciências Humanas, Ciências Sociais e as Artes.

Clique aqui e leia o manifesto da ECA sobre o novo edital de bolsas PIBIC 2020-2021.

 

Etapa internacional do SIICUSP é adiada para 2021

A primeira etapa do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), nas unidades de ensino, deverá acontecer no modo de reunião online, provavelmente no final do ano, em data ainda a ser definida. 

Já o simpósio geral, conhecido também como etapa internacional, só será realizado em 2021. 

 

Confira nessa matéria mais informações sobre a inscrição de projetos de iniciação científica. Leia e saiba também como foi a participação da ECA na última edição do SIICUSP.