Nova edição da Revista RuMoRes trata das fronteiras intermidiáticas no cinema

O grupo de pesquisa MidiAto lança o número 24, volume 12, da revista RuMoRes - Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias, apresentando trabalhos referentes ao segundo semestre de 2018. RuMoRes é uma revista destinada a divulgação científica de artigos e resenhas sobre comunicação, linguagem e mídias, e como estes tópicos se conectam.

Nesta edição, o dossiê tem o tema Fronteiras intermidiáticas do cinema, organizado por Samuel Paiva, Suzana Reck Miranda e Flávia Cesarino Costa, integrantes do grupo de pesquisa Cinemídia – Grupo de Estudos sobre História e Teoria das Mídias Audiovisuais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Segundo Rosana Soares e Andrea Limberto, integrantes do MidiAto, o dossiê trata “do contraste entre o ficcional e a realidade brasileira, ampliam a discussão para a tradição latino-americana, questionam os critérios definidores do documental, desafiam as possibilidades criativas das tecnologias da imagem, passando por uma forma visual do amador e também por um desafio ético, estético e social nas mídias sonoras.” São exemplos os artigos Passagens, por Lúcia Nagib, e A hora dos amadores, de Rodrigo Carreiro.

No caminho que dialoga com as produções contemporâneas, os outros artigos analisam os produtos audiovisuais de maneira crítica. Arthur Autran desenvolve o artigo Namorando o Brasil: o caso do filme Romance no Rio a partir do filme Caminito de gloria, enquanto Viktor Chagas e Fernanda Freire criticam o tópico Quando o jornalismo político é uma piada: análise  do conteúdo político do Sensacionalista e sua repercussão em mídias sociais.

A revista é disponibilizada no Portal de Revistas da USP.

O grupo de pesquisa MidiAto lança nova edição da revista RuMoRes