Nair Kobashi, do CBD, renova participação em Programa de Professor Sênior

Nair Yumiko Kobashi, professora do Departamento de Informação e Cultura (CBD), teve prorrogada a sua participação no Programa de Professor Sênior da USP. O pedido foi aprovado pela Congregação da ECA em reunião realizada no dia 20 de março.

Professora sênior do CBD desde 2015, Nair Kobashi irá desenvolver, nos próximos dois anos, atividades de pesquisa, ligadas ao projeto Modelos de avaliação de atividades de pesquisa científica: um estudo crítico, financiado pelo CNPq. O estudo se propõe a identificar, analisar e comparar modelos e práticas contemporâneos de avaliação da atividade científica. Para isso, a docente realiza uma análise centrada nos princípios, objetivos, normas, valores e expectativas enunciados nos modelos de avaliação.

Além disso, a docente irá ministrar, já no próximo semestre, a disciplina Organização e recuperação da informação: histórico e perspectivas, junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Informação (PPGCI), ao qual é credenciada como orientadora de estudos de mestrado e doutorado. A docente também se dedica a orientar trabalhos de iniciação científica, entre alunos de graduação.

Bacharel em jornalismo e em biblioteconomia pela ECA, Nair Yumiko Kobashi  é mestre e doutora em Ciências da Comunicação também na Escola. É professora livre-docente na área de análise documental, pela ECA. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa ligadas à elaboração e avaliação de vocabulários controlados (tesauros, taxonomias e ontologias), análise documentária, indexação e resumos, terminologia e linguagens documentárias, estudos métricos da informação (Bibliometria e Cientometria).

No ano passado, a docente recebeu o título de cidadã paulistana, oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo.

À esquerda, Nair Kobashi, do CBD, em homenagem feita pela Congregação da ECA por ocasião de sua aposentadoria, em 2015. Foto: Eduardo Peñuela